Notícias

ROTA DA BALEIA FRANCA, UM DESTINO TURÍSTICO E UM MOMENTO MÁGICO QUE ACONTECE ANUALMENTE NO ENCANTOS DA COSTA SUL CATARINENSE


Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca.
A Rota da Baleia Franca e Observação de Baleias é um destino de ecoturismo que engloba diversas atividades além da observação de baleias, também é um dos únicos berçários e lugares do mundo que você pode ver as baleias e seus filhotes de perto. Localizado no sul do estado de Santa Catarina, a 70 km da capital Florianópolis, integrando os municípios e as praias de Garopaba, Praia do Rosa, Ibiraquera, Imbituba, Itapirubá e Laguna. A espécie tem comportamento costeiro, ficam muito próximas às praias da região. Foi analisado pela Diretora de Pesquisa do Instituto AustralisKarina Groch que em 2018 foi registrado um número recorde de baleias na Rota da Baleia Franca e Observação de Baleias, totalizando 284, acima da média segundo os pesquisadores do Instituto Australis. Diversos fatores podem influenciar no número de baleias em áreas reprodutivas. Por exemplo, quanto mais alimento disponível, mais baleias podem migrar para áreas de reprodução. A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, época em que elas migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas, para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes em Santa Catarina. Começou com o registro das primeiras baleias na enseada da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, é a  principal enseada de ocorrência da espécie na região central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca.
A Rota da Baleia Franca e Observação de Baleias é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC). Segundo a Karina Groch diretora de pesquisa do Instituto Australis, em função da maior quantidade e baleias, o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro. As baleias franca permanecem vários dias e até mesmo semanas nas mesmas enseadas. Cada baleia foto-identificada recebe um número, e as mais conhecidas às vezes são até batizadas com nome. Ao analisar novas fotos de baleias francas em águas brasileiras, podemos ampliar o conhecimento sobre os indivíduos desta população. As baleias francas são identificadas individualmente através das calosidades que possuem na cabeça. Estas calosidades são estruturas formadas por espessamentos naturais da pele, localizados nos mesmos lugares onde os humanos têm pelos na região da cabeça – topo da cabeça, queixo, mandíbula, e acima dos olhos. As calosidades por si só são em geral cinza escuro, ligeiramente mais claras que a cor da pele das francas, mas são colonizadas por centenas de pequenos crustáceos chamados ciamídeos (ou “piolhos de baleia”) que as conferem coloração branca ou amarelada. A presença dos ciamídeos ajuda no destaque das calosidades nas fotografias que os pesquisadores utilizam para a identificação individual das baleias francas.

Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015 para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca. Dedicado principalmente à pesquisa científica, monitoramento e proteção da população sobrevivente de baleias-franca no Brasil, o IA atua na formulação de políticas públicas, educação e sensibilização do público para a conservação da espécie, e valorização das baleias como um patrimônio ecológico, econômico e turístico. O IA atua realizando pesquisas relacionadas à distribuição, uso de habitat, comportamento e dinâmica populacional da espécie. Além disso, promove atividades de sensibilização ambiental com o tema conservação da baleia-franca e dos oceanos.

Visite o site da Rota da Baleia Franca. Para mais informações sobre guias, atividades e hospedagens na região central da APA da Baleia Franca.

Conheça e respeite a cultura das comunidades locais.

Instituto Australis / Rota da Baleia Franca e Observação de Baleias.

A sede está localizada no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá Norte - Imbituba /SC

(48) 3255-2922

australis@baleiafranca.org.br

http://baleiafranca.org.br/

Laguna é famosa por ser a terra natal de Anita Garibaldi, cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, cidade histórica e praiana, o carnaval de Laguna é o mais badalado, é considerado o melhor do sul do país, a praia dos Molhes é o local favorito e a mais procurada pelos surfistas que frequentam o Farol de Santa Marta, localizado a 14 km do centro. Laguna se transforma durante a temporada de verão. São turistas de todo o Brasil e também de países como Argentina.

Atlântico Sul Hotel / Mar Grosso - Laguna/SC
60 apartamentos, todos com móveis remodelados, aquecimento a gás, sacada individual e piscina. Nosso objetivo é estar sempre oferecendo um produto com melhor qualidade. Temos promoções na  baixa temporada no hotel e restaurante.
https://www.atlanticosullaguna.com.br/o-hotel/

Boião Restaurante e Choperia Laguna / Ponta da Barra - Laguna – SC
Restaurante Boião, especializado em frutos do mar, em um ambiente sofisticado, não perde suas raízes e tem muito orgulho de apresentar a gastronomia local como seu maior troféu. A beira mar, happy hour, encontros familiares, espaço kids, cardápio completo, ambiente climatizado,  área de lazer, pub, choperia, deck e observação de golfinhos (boto).
http://boiao.com.br/

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca /  Secretaria de Turismo de Imbituba.

Imbituba
 conhecida como a cidade da Rota Baleia Franca e Observação de Baleias, pode ser avistada nos mirantes naturais, é também considerada como a cidade perfeita para os praticantes de esportes aquáticos como wind e kitesurf, natureza exuberante, dunas e praias com boa infraestrutura para receber turistas o ano todo. O Porto é a principal atividade econômica do município. As praias de fama internacional, a exemplo da Praia do Rosa, a Praia de Ibiraquera, Itapirubá, do Porto e da Vila. Outros destaques da região são o Porto de Imbituba e o Centro Histórico.

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca.

Praia de Itapirubá no Litoral Sul de Santa Catarina com mais de 10 km de extensão, próxima de cidades históricas, águas termais e de inúmeros outros pontos turísticos, com uma larga faixa de areia dourada e grossa, o mar possui boas ondas e águas transparentes, além disso, a praia atrai vários surfistas, pois as ondas da mesma são propícias ao surf. Pertence ao município de Imbituba. Lagoas e as dunas são belezas que atraem os amantes da natureza. A 3 km da costa e também uma das mais procuradas por turistas, a ilha das Araras, onde se pratica o mergulho e a pesca. Destaque para o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca/Instituto Australis que está localizada nessa praia de Itapirubá Norte/Imbituba, SC. O centro de visitante conta com deck para observação de baleias, loja com produtos exclusivos, a réplica de um filhote de baleia em tamanho real e o Espaço Australis é um novo espaço de educação ambiental onde está sendo montado o esqueleto de uma baleia franca adulta.

Pousada Recanto das Baleias  / Praia de Itapirubá – Imbituba/SC
Em frente a praia, desfruta do privilégio de uma paisagem sem igual, onde pode-se observar as águas batendo nas pedras e escutar a sinfonia do mar. A pousada conta com duas piscinas, uma para adulto e outro para as crianças e quiosques com churrasqueiras  e a diversão para criançada tem playground e para os adultos oferecemos uma cancha de bocha.
http://www.recantodasbaleias.com.br/ 

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca.

Praia do Rosa, famosa internacionalmente é considerada uma das mais belas do mundo, circundada por costões, areias claras, encanta-se com a combinação de mar, lagoa e Mata Atlântica, é comum observar que os surfistas se concentram mais ao norte, está bem próxima a lagoa e a Praia de  Ibiraquera. Pousadas de charme e restaurantes sofisticados atraem os turistas, assim como surfistas.

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca.

Barra de Ibiraquera faz parte da Rota Baleia Franca e Observação de Baleias, emoldurada por dunas, ilhas, lagoa, a praia de Ibiraquera é num dos melhores points para a prática de windsurfe e kitesurf. Localizada em Imbituba, a praia que é bem tranquila, se transforma na temporada de verão, quando fica bem mais cheia.  Na Lagoa, nada melhor do que fazer uma refeição no tradicional Tartaruga Restaurante, que serve frutos do mar e peixe,  além de outras muitas variedades.

Restaurante Tartaruga /  Praia de Ibiraquera – Imbituba/ SC
A tradição gastronômica na Barra de Ibiraquera, a especialidade é frutos do mar,  oferecem serviços de prato à la carte, instalado em uma casa com decoração rústica, pranchas de surf no teto, varanda com vista para lagoa e mar e um atendimento personalizado pela família proprietárias.
http://restaurantetartaruga.com.br/#&panel1-1

Fotos Acervo: Rota da Baleia Franca / Santur / Secretaria de Turismo de Garopaba 

Garopaba faz parte da Rota da Baleia Franca e Observação de Baleias e Encantos do Sul, está a 87 km da capital Florianópolis, é umas das mais belas praias do litoral catarinense, descoberta pelos surfistas e as suas ondas atraem turistas de todas as partes do país que lotam suas charmosas pousadas e bons hotéis. A natureza é o grande atrativo dessa região, que ainda conserva a tranquilidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, do Silveira, da Ferrugem, da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor.

Comunidade Quilombola Morro do Fortunato, virou destino turístico.

Estrada Paulo Lopes/ Garopaba – SC 

Experiência quilombola nas comunidades da Aldeia e Morro do Fortunato / Centro comunitário em Santa Catarina.  A comunidade de Macacu em Garopaba, existe um vilarejo autossuficiente e que abriga parte da história da cidade e também faz parte da Associação Costa Catarina sendo considerada um importante destino turístico de Garopaba. Durante o passeio pela Rota da Baleia Franca. Fomos recepcionado pelo casal Maurílio e Odete Machado, moradores mais antigos da comunidade, conhecedores da história local e respeitados. "Aqui é tudo em família, uma comunidade só, eu moro aqui desde que nasci, há mais de 60 anos, não tem lugar igual para morar. Aqui se planta e se colhe sem agrotóxico, tudo natural". Tivemos o privilégio de visitar a horta orgânica, e fomos convidados para um almoço com comidas típicas do quilombo e a sobremesa com geleias de produto natural.

www.rotabaleiafranca.com.br  

https://www.facebook.com/rotadabaleiafranca/

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/878/garopaba

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/908/praia-do-rosa-lagoa-da-ibiraquera

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/884/imbituba

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/894/laguna

Edição e fotos Paulo Marques

O Guia do Turismo Brasil viajou a convite do SEBRAE-SC, Encantos do Sul, Rota Baleia Franca e Observação de Baleias.

Gisele Martins jornalista, assessora de imprensa e Felipe Uszacki integrantes da equipe da Rota da Baleia Franca.

Data de publicação desta Matéria 14-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI