Notícias

AS BALEIAS FRANCA CHEGARAM!


Foto: ProFranca/Instituto Australis
Foi só anunciarmos que a temporada das Baleias Franca estava para começar “oficialmente” em julho, que elas resolveram “dar o ar da graça” já no dia seguinte. Sim! Neste sábado, dia 12, as primeiras Baleias Franca da temporada 2021 foram avistadas na Praia da Gamboa, em Garopaba, dando início ao período de observação dessas gigantes no litoral sul catarinense.
Não poderia ser em data mais simbólica, justo no Dia dos Namorados. Ainda mais, porque as primeiras a chegar na região, segundo registros anteriores do Projeto ProFranca/Instituto Australis, são grupos que vem para acasalar também. Aos poucos, nas próximas semanas, vão chegando as baleias “mamães” grávidas para parir seus filhotes e passar alguns meses amamentando-os, até partirem de volta às suas áreas de alimentação. O auge do período de observação costuma acontecer no mês de setembro.
Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que integram o destino de ecoturismo Rota da Baleia Franca, formam a região em que concentra o maior número de baleias franca nesta época do ano. A dinâmica da região ou cidade em que elas mais se concentram tem variado nos últimos anos, mas historicamente, Imbituba tem o maior registro oficial, por isso recebeu o título de Capital Nacional da Baleia Franca.
Na temporada de 2020, por exemplo, houve grande concentração delas na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, mais ao sul.
“Em 2021, provavelmente vamos receber a visita das baleias que estiveram aqui em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada 3 anos. Isso nos deixa bastante ansiosos já que 2018 foi a temporada recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil. Mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão. Nosso monitoramento terrestre terá início em agosto, quando teremos mais informações sobre a ocorrência da espécie na região e aí sim poderemos traçar hipóteses sobre o andamento desta temporada reprodutiva”, ressalta Eduardo Renault, Gerente do ProFRANCA.

Rota da Baleia Franca oferece diversos passeios, confira:
Se você quer ter a maior probabilidade possível de avistar baleias, o ideal é procurar um condutor ambiental ou um guia de turismo credenciado para isso. Estes profissionais já sabem os locais ideais e com registros certos por onde as “gigantes” estão todos os dias.
Como estão no habitat natural delas, nenhuma avistagem é 100% garantida, mas com o passeio guiado as chances são bem maiores. Também existe muita influência das condições do tempo, como vento, locais e horários do dia.
Tudo isso é avaliado e definido pelas agências de turismo da Rota da Baleia Franca antes da saída para os passeios para avistá-las.

Veja como agendar seu passeio neste link: 

A Rota da Baleia Franca
A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.
Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.
O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:
A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC - Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Saiba mais no site: https://www.rotabaleiafranca.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/rotadabaleiafranca

Instagram: @rotadabaleiafranca

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 18-06-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI