Notícias

FESTIVAL RAÍZES DE PORTO SEGURO: CHARME E GASTRONOMIA EM CARAÍVA

Polvo Grelhado com panaché de legumes. Acompanhado de purê de batata, arroz de coco e vinagrete de biribiri. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil.
O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro está acontecendo no município desde o dia 30 de junho e segue até o sábado, dia 17 de julho. Além da cidade, participam os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e também Caraíva - que ostenta o título de vila mais antiga do Brasil, muitas vezes descrita como um delicioso retiro paradisíaco onde o tempo parece não ter pressa. 
A fama não é só pelo ar bucólico e pelas ruas onde o único calçamento permitido é a areia. Ou mesmo pelo fato de que na vila não entram carros. Belas praias, fácil acesso ao rio e à natureza em volta, charmosas pousadas e restaurantes e uma vida noturna surpreendentemente movimentada fazem de Caraíva de fato um pedacinho do paraíso. 

Peixe recheado com kwiuna e banana da terra, acompanhado de arroz de alça, purê de aipim e salada quiabóra. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil. 
Se já era bom, ficou ainda melhor. Caraíva abraçou a proposta do Festival Raízes de Porto Seguro, que nasceu com o objetivo de um resgate da influência indígena na culinária regional. A premissa para os pratos é que refletissem essa influência através dos ingredientes e/ou técnicas utilizados, promovendo uma junção entre o tradicional e o contemporâneo. Caraíva participa com 12 estabelecimentos: A Hamburgueria Caraíva, Bar e Petiscaria do Pelé, BiriBiri Restaurante, Boteco Mangaba, Esfiha Caraíva, Koa Pier Bar, Maré Café, Pousada e Restaurante Mangue Sereno, Pousada Vila do Mar, Restaurante Casa de Taipa, Restaurante Comune e Tropicália Caraíva.  

Torta de chocolate, geleia de mangaba e castanha do Pará, com massa crocante de farinha de mandioca. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil.
Na vila reinam os pratos com peixes e frutos do mar, como era de se esperar. A pesca e mariscagem tem uma forte raiz indígena e a própria localidade é muito próxima do Parque Nacional do Monte Pascoal, lar de 9 aldeias pataxó. Para além dos frutos do mar, encontramos preparos com alimentos tradicionais como banana da terra, mandioca e frutas como a mangaba.  

Esfiha de banana da terra caramelizada com queijo coalho. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil. 

Para conferir a lista completa com os pratos, preços, e endereço dos estabelecimentos participantes em Caraíva, acesse o site oficial do festival em http://raizesdeportoseguro.com.br/categoria_prato/caraiva/. 

AGENDA: 

Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro. 

Onde: Porto Seguro, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda. 

Quando: 30 de junho a 17 de julho de 2021. 

Realização: Abrasel , SEBRAE, SENAC e Prefeitura Municipal de Porto Seguro-BA. 

Site:http://raizesdeportoseguro.com.br/

Instagram: @raizesdeportoseguro 

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 19-07-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2021 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI