Notícias

WTM LATIN AMERICA 2023: PREVISÃO DE CRESCIMENTO DE 10% EM NÚMERO DE EXPOSITORES E DE 5% EM NÚMERO DE VISITANTES TOTAIS NA EDIÇÃO DE 10 ANOS
Sob a temática “Explore Novos Horizontes”, em números absolutos, expectativa é somar 16 mil visitantes e 600 expositores.

Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America e Bianca Pizzolito, gerente de Vendas Brasil e America Latina da WTM Latin America

A edição de 2022 foi um boom e um marco, não só para o nosso evento, mas para todo o setor. Havia uma sede da indústria para a retomada dos encontros presenciais e para retomar as alianças, parcerias estratégias que se confirmam em negócios. E o nosso evento, por sua característica técnica, é reflexo do que acontece no setor. Exatamente por isso, de um lado, estamos confiantes no sucesso e, de outro, estamos com os pés no chão. Nós precisamos ser responsáveis em relação à nossa expectativa”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, que comemora 10 anos em 2023.
Conhecido na indústria por sua ampla experiência e por estabelecer projeções realistas, tomadas em conjunto com o time, Zanetti considera um crescimento na ordem de 10% em número de expositores em 2023 em relação à 2022, quando a WTM Latin America somou 550 expositores vindos de 40 países. Com isso, e ao atingir a marca de 600 empresas, a próxima edição vai superar a de 2019, quando o evento somou 591 empresas expositores.
Já o número de visitantes totais deve crescer 5%, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 5 de abril. Nas duas mais recentes edições presenciais, a WTM Latin America reuniu 15.204 e 13.823 visitantes totais em 2022 e 2019, respectivamente. “O fato é que nós não podemos, não queremos e não vamos nos tornar prisioneiros das projeções. Vamos seguir trabalhando para entregar um evento focado em conexão, conteúdo qualificado e oferta de oportunidades e geração de negócios. Esse é o nosso DNA e é neste sentido que o nosso time trabalha”, conclui o executivo.
O time citado por Zanetti é comandado, no Brasil, entre outros, pelas executivas Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, e Bianca Pizzolito, gerente de Vendas Brasil e America Latina da WTM Latin America, a partir de onde são tomadas decisões estratégicas, inclusive, em relação ao formato dos pavilhões. “Nesta edição, optamos por uma feira mais integrada, com corredores que se interconectam com todos os estandes. Isso nos trará um evento ainda mais fluído”, diz Bianca.
A executiva antecipa que, embora seja prematuro confirmar o nome dos expositores, há indicadores muito importantes e que já podem ser observados, inclusive depois de conversas ocorridas durante a WTM London, recentemente realizada. “Estamos otimistas com países que já participaram em outras edições e querem retomar, e com países que ainda não participaram e querem fazer sua estreia na edição latino-americana”, diz, complementando que “para além deles, continuamos apostando na importância e no papel estratégico da América Latina e do turismo regional interno”.
Os expositores representam, entre outros e nos âmbitos nacionais e internacionais, destinos, hotéis e resorts, cias aéreas, DMCs, empresas de tecnologia, locadoras de veículos, além de operadoras de turismo – neste sentido, inclusive, a Tour Operators Area vem crescendo ao longo das edições e se tornando uma grande referência na WTM Latin America.
O foco em negócios segue como o pilar que norteia a área de exposição, a grade de palestras e a execução dos programas de compradores convidados. Neste sentido, os programas Hosted Buyers e WTM Buyers’ Club, voltados a compradores nacionais e internacionais, e o Agente na Estrada, que viabiliza a participação de agentes de viagens do Brasil inteiro, além dos demais profissionais de turismo, seguem confirmados.
Todos esses profissionais podem organizar sua jornada pela plataforma de agendamento de reuniões que permite encontrar novos contatos e potencializar os negócios. Exclusivo, o sistema garantiu, em 2022, mais de seis mil reuniões pré-agendadas. “Nós fizemos um amplo investimento e fomos muito assertivos para que os participantes pudessem se planejar e tirar o máximo de proveito do evento a partir da entrada de informações, análise de dados, conteúdo e números sistematizados. Estamos caminhando para tornar o evento cada vez mais inteligente. Esse é o futuro”, diz Bianca.

Explore Novos Horizontes
Descobrir, inovar e aprender. “Ao longo dos últimos dois anos, a indústria foi revista de forma muito profunda. Agora, a gente percebe que conseguiu passar por esse processo de entendimento e uma das lições que a pandemia trouxe é que precisamos colocar a mão na cabeça, trazer soluções e inovações para o nosso setor de forma ampla, plural, completa. Nós temos certeza de que, a partir de 2023, seremos uma nova indústria do turismo, estaremos reinventados”, diz Thais Del Ben, ao explicar as palavras de ordem escolhidas como conceito da WTM Latin America 2023 para reunir líderes e profissionais de turismo interessados em fazer negócios com o trade latino-americano.
Outro marco da WTM Latin America é o conteúdo exibido nos teatros que desenvolvem os eixos temáticos do evento – para esta edição os teatros são: Explore Technology, Explore Trends e Explore Transformation. “Vamos seguir com nossa missão de trazer as principais tendências e cases que ajudam a impulsionar os negócios e apoiam os profissionais da indústria em seu aprimoramento”, destaca a executiva.

WTM Latin America anuncia terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável

Inscrições ficam abertas até o final de 2022 e os finalistas serão anunciados em março de 2023

Na semana em que o mundo celebra o Turismo Responsável, a WTM Latin America anuncia o início das inscrições para o prêmio que reconhece as iniciativas mais inspiradoras no turismo responsável pela região latino-americana. Empresas de todos os portes e ramos de atuação e destinos turísticos têm até o dia 31 de dezembro de 2022 para se candidatar para a terceira edição da premiação que segue com o objetivo de inspirar o mercado por meio do exemplo e, consequentemente, provocar mudanças positivas na indústria de viagens e turismo.
“A reponsabilidade sobre os impactos da atividade turística é um tema que vem sendo fortemente trabalhado pela WTM Latin America. Nós fazemos questão de, mais do que olhar, entender que toda indústria precisa fazer parte deste diálogo e da busca de caminhos alternativos e soluções para transformar os destinos em lugares melhores”, diz Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America, destacando que o turismo responsável vem ganhando força.
Em sua edição de 2022, o evento dedicou um auditório como palco para debates focados nesse importante tema. “As sessões lotadas comprovam o avanço latente das pautas relacionadas ao turismo responsável e a evolução da demanda por esse assunto. Foi uma gratíssima surpresa ver o aumento do interesse dos profissionais em conhecer histórias inspiradoras e replicáveis para multiplicar os impactos positivos a partir do turismo”, comemora Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para Turismo Responsável e Coordenador do Prêmio.
Tanto os seminários quanto a premiação têm o objetivo de alertar agentes de viagens, operadores de turismo e toda a cadeia a repensar processos para somar esforços no combate aos desafios que impactam o meio ambiente e a atividade turística de forma global, transformando os esforços individuais em veículos para o desenvolvimento sustentável. “O turismo pode e deve ser uma estratégia para transformar os destinos em lugares melhores para se viver e se visitar. Queremos conhecer histórias criativas e inspiradoras, que possam ser adaptadas e replicadas em qualquer lugar do mundo, especialmente aquelas que são desenvolvidas por pequenas empresas e empreendedores individuais, modelo de negócios que corresponde a 90% de nossa indústria na região”, lembra Gustavo.
Além desse esforço na multiplicação de cases, Gustavo destaca esse conjunto de ações desenvolvidas pela WTM como um importante incentivo à mudança de comportamento dos profissionais em relação aos negócios. “Para que mudanças aconteçam, a gente precisa ser um veículo motivador e isso inclui repensar a cadeia de fornecedores, bem como rever nosso papel como consumidores. Afinal, todos os atores têm alguma parcela de responsabilidade a assumir pelos impactos gerados e isso não exclui o turista”, alerta o especialista.

Diálogo com questões do momento
A terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável é dividida em seis categorias que contemplam questões fundamentais para o avanço da atividade turística de forma responsável. A começar pelas iniciativas relacionadas às mudanças climáticas, tema primordial diante do desafio que seu agravamento traz à vida no planeta e que exige a união de diversos elos para avançar de forma efetiva. “Outro assunto desafiador é a gestão de plásticos de uso único, já que nosso setor é um grande consumidor desse insumo. O fato de o plástico ainda ser descartado de forma incorreta traz problemas graves não só para o meio ambiente quanto para a própria atividade turística nos destinos de sol e praia que dependem diretamente dessa oferta”, explica.
As iniciativas corporativas voltadas à Diversidade e Inclusão também figuram entre as categorias do Prêmio, bem como as dedicadas à conservação da natureza. “Sabemos que, apesar dos avanços recentes, os temas relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência, iniciativas para o empoderamento feminino e para a inclusão de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ ainda são grandes problemas na América Latina. Da mesma forma, entendemos que a fauna, a flora, os recursos aquáticos e o solo são elementos essenciais para que o turismo aconteça, o que nos motiva a buscar por histórias de sucesso nessas duas categorias que dialogam com as questões do momento e são latentes para o desenvolvimento da atividade na América Latina”, resume.
Para entender como a atividade fomenta o consumo local, a terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável estreia uma nova categoria que irá destacar os modelos de compra de artesanato, alimentação e demais itens nos destinos turísticos. A ideia de homenagear essas iniciativas partindo do pressuposto que reforçar o senso de lugar por meio de sabores e artes locais contribui para a experiência do viajante e traz oportunidades adicionais de renda às comunidades. Outra novidade para 2023 é a celebração de iniciativas que gerem conexões significativas entre o turista, o anfitrião e o local visitado, resultando em fidelização e recomendação para amigos e familiares.
Os trabalhos inscritos para o Prêmio serão julgados por 18 profissionais de renome em diversas áreas e provenientes de diferentes países latino-americanos. “Todos são entusiastas do turismo responsável e estão à frente de segmentos específicos como turismo de natureza e turismo de base comunitária, entre outros”, resume Gustavo, lembrando que o corpo de jurados é formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas, acadêmicos e formadores de opinião.
Entre os critérios de avaliação estão a originalidade, o potencial de replicabilidade e a possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. “Esse último tópico ainda assusta muitas pessoas que relacionam a mensuração às complexas metodologias utilizadas por grandes corporações, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes, o impacto de uma solução criativa, criada por uma pequena empresa e mensurada com ferramentas artesanais é proporcionalmente mais importante do que o proposto por grupos mais estruturados”, finaliza.
As seis categorias que recebem inscrições para a terceira edição do prêmio são: 1) Abordando as mudanças climáticas; 2) Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos; 3) Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão; 4) Melhores iniciativas para a conservação da natureza; 5) Melhores Modelos de compras locais, artesanato e alimentação; 6) Melhores conexões significativas. Os requisitos de cada tema, bem como os vencedores da edição 2022 estão disponíveis no site.

Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America é realizada, anualmente, na cidade de São Paulo e atrai cerca de 20 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Nesta sua nona edição – foram oito eventos presenciais e um 100% virtual, realizado em 2021 – a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores em 2022. Próximo evento: segunda (3) a quarta (5) de abril de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações estão disponíveis em nossa área de imprensa, no site, em: conteúdos em portuguêsconteúdos em espanholconteúdos em inglês.
World Travel Market - Expo Center Norte
https://www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 23-11-2022
Regulamento das Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO 07/12/2022
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO

Festival das Cataratas: Frt Operadora mobiliza agentes, promove capacitações e apresenta novidades 08/12/2022
Festival das Cataratas: Frt Operadora mobiliza agentes, promove capacitações e apresenta novidades

Bariloche inicia celebrações natalinas nesta quinta-feira 06/12/2022
Bariloche inicia celebrações natalinas nesta quinta-feira

Cyan Resort promove Expo Job em Campinas 09/12/2022
Cyan Resort promove Expo Job em Campinas

EXPOMEAT 2023 cercada de otimismo e pronta para superar expectativas 08/12/2022
EXPOMEAT 2023 cercada de otimismo e pronta para superar expectativas

DIRETORA EXECUTIVA DA REDE DOS SONHOS FOI UMA DAS PALESTRANTES NO PAINEL “MENINAS DA ABETA” MULHERES NO COMANDO, DURANTE O ABETA SUMMIT 2022 – 19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA. 07/12/2022
DIRETORA EXECUTIVA DA REDE DOS SONHOS FOI UMA DAS PALESTRANTES NO PAINEL “MENINAS DA ABETA” MULHERES NO COMANDO, DURANTE O ABETA SUMMIT 2022 – 19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA.

PRODUTORES CUSTOMIZAM FLORES E PLANTAS PARA ESTIMULAR VENDAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO 07/12/2022
PRODUTORES CUSTOMIZAM FLORES E PLANTAS PARA ESTIMULAR VENDAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

FESTIVAL DAS CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS E CONSOLIDA RETOMADA DO TURISMO E JA TEM DATA PARA O PROXIMO EVENTO 08/12/2022
FESTIVAL DAS CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS E CONSOLIDA RETOMADA DO TURISMO E JA TEM DATA PARA O PROXIMO EVENTO

SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO 07/12/2022
SALVADOR E FORTALEZA ESTÃO ENTRE OS MELHORES DESTINOS EM CUSTO-BENEFÍCIO PARA PASSAR O ANO NOVO

WTM LATIN AMERICA 2023 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE HOSTED BUYERS 05/12/2022
WTM LATIN AMERICA 2023 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE HOSTED BUYERS

HILTON SÃO PAULO MORUMBI APRESENTA NOVO SOUS CHEF EXECUTIVO 06/12/2022
HILTON SÃO PAULO MORUMBI APRESENTA NOVO SOUS CHEF EXECUTIVO

Booking.com
SOBNHOS
noticias especiais
BIOLEVE HOME ANUNCIO


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


© Copyright 2022 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI