Notícias

Especialista de carreiras dá dicas para se recolocar no mercado de trabalho de turismo após demissão em massa
Recolocação no mercado exige estratégia nas redes sociais, capacitação e fortalecimento de networking. Confira as dicas


Para muitas pessoas o ano só começa, de fato, após o Carnaval. Na vida profissional isso também é levado a sério. Mas a verdade é que nos últimos meses diversos profissionais foram atingidos por uma onda de demissões, também conhecidas por layoff, devido a reestruturações econômicas desencadeadas pelas empresas, inclusive por algumas companhias do setor de turismo. 
O grande desafio dos profissionais atingidos nesses desligamentos é se recolocar no mercado de trabalho. Segundo Rodrigo Barbosa, mentor de carreiras, o profissional pode reverter a situação negativa a seu favor, traçando planos estratégicos e eficazes na busca pela nova oportunidade de trabalho. 

O especialista separou cinco dicas práticas para recolocação. Confira:

Atualize o seu currículo e LinkedIn com palavras-chave

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Estar conectado na ferramenta e com o perfil atualizado é imprescindível para se recolocar no mercado de trabalho. “Sabemos que quem não é visto, não é lembrado. Por isso, é importante mostrar para todos da rede quais são suas principais habilidades e se mostrar atualizado no mercado”, frisa Rodrigo. 

Mapeie empresas que gostaria de trabalhar ou que valorizam as suas competências 

Rodrigo recomenda que os profissionais busquem empresas e vagas que valorizem suas competências profissionais. “É normal se candidatar em diversas vagas quando se está desempregado, mas vale atentar para aquelas que realmente valorizam as competências profissionais do candidato, pois as chances de dar certo são maiores. Também é válido buscar oportunidades em empresas específicas, as quais o candidato tenha vontade de trabalhar. Além disso, muitas empresas também divulgam oportunidades em seus sites ou outras redes sociais, como Facebook e Instagram, além do LinkedIn”. 

Fortaleça o seu networking com pessoas que podem te abrir oportunidades 

Networking é a palavra-chave para todo e qualquer profissional, independente da área de atuação. No momento de recolocação, ele é ainda mais necessário. Para Rodrigo, manter conexões estratégicas é essencial no período da transição de trabalho. “É importante avisar nas redes sociais que você está em busca de uma nova oportunidade. Caso nenhum contato da rede tenha uma vaga disponível, é provável que possam indicá-lo a algum recrutador ou gestor conhecido”, destaca Rodrigo. 

Invista na sua preparação com especialistas de carreira 

Como mentor de carreiras, Rodrigo sabe bem a importância de um treinamento mais específico com um profissional da área. “Já capacitei mais de 300 pessoas no Brasil e no mundo e conheço de perto as necessidades dos profissionais que precisam se recolocar no mercado de trabalho”, pontua. 
Inclusive, nos dias 18 e 19 de março, Rodrigo Barbosa fará uma imersão presencial exclusiva para os profissionais que estão em busca de uma mudança de carreira neste ano de 2023. O encontro será realizado no Hotel Meliá Ibirapuera. As inscrições podem ser feitas através do site https://www.orodrigobarbosa.com.br/imersaosp

Faça simulações de entrevistas para se sentir mais confiante e preparado

Um dos maiores medos dos profissionais ainda é a “temida” entrevista, independente do tempo de carreira que se tenha. “Uma excelente forma de se preparar para uma entrevista é por meio da plataforma Interviews Warmup, do Google, que simula de forma online e gratuita uma entrevista de emprego”, alerta Rodrigo. 

SOBRE RODRIGO BARBOSA
Rodrigo Barbosa é palestrante e mentor de carreiras, conhecido como o criador de um método que permite o desenvolvimento de carreiras, seja conquistando um novo espaço no mercado de trabalho ou alcançando cargos de liderança. Atualmente, o especialista capacita profissionais através de mentorias de carreira, palestras, treinamentos, imersões e eventos presenciais. Seu maior case é sua própria trajetória profissional: Rodrigo foi promovido sete vezes em apenas seis anos no último trabalho e, com esse sucesso, decidiu desenvolver seu próprio método de aceleração de carreiras, o qual já capacitou mais de 300 profissionais no Brasil e no mundo.

Edição Rose Cecilia 
Data de publicação desta Matéria 01-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI