Notícias

Clara Gaehwiler vence o concurso do Turismo da Suíça - A Melhor Fondue do Brasil
Aconteceu no ultimo dia (15) na capital paulista, na residência oficial do cônsul-geral da Suíça em São Paulo, o concurso  A Melhor Fondue do Brasil, que foi promovido pelo Turismo da Suíça, Associação SerTãoBras e Swiss International Airlines.

por Mary de Aquino

Clara Gaehwiler vence o concurso do Turismo da Suíça - A Melhor Fondue do Brasil. (Foto Mary de Aquino)

A Melhor Fondue do Mundo
Clara Gaehwiler vai disputar o concurso da A Melhor Fondue do Mundo na Suíça dia 18 de novembro de 2023, em Tartegnin, com o vencedor do Canadá e da Suíça. É o oitavo ano do concurso que ocorre a cada dois anos e é a primeira vez que outros países entraram na disputa, justamente por apresentarem produções significativas de queijos.
A vencedora do brasileiro de fondue é goiana de Pirenópolis, tem mãe brasileira e pai suíço, é empresária no ramo da gastronomia, o pai possui uma queijaria em Goiás, a Alpino, e foi com o queijo tipo raclette mais o queijo Gruyère que ela vendeu o concurso. Com organização, aroma, sabor, homogeneidade e boa oratória ela venceu o concurso no Brasil.

Clara Gaehwiler (vencedora do concurso) e Fabien Clerc, (diretor no Brasil do Turismo da Suíça). (Foto: Mary Ellen Aquino)

Débora Pereira, a queijeira internacional no corte do queijo Gruyère (Foto Mary de Aquino)

A peça inteira do queijo Gruyère foi entregue a queijeira brasileira Débora Pereira, que cortou o principal ingrediente do concurso, que deveria estar presente em 50% na receita dos participantes. A queijeira ainda fez uma apresentação sobre o Gruyère, sua história, produção e controle de qualidade na Suíça. Gruyère é um queijo originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna.
O processo de produção é o mesmo desde 1115, o leite é usado até 18 horas após ordenharem e de locais que tenham no máximo 20 km de distância. O leite deve ser puro, sem pasteurização, conservantes e hormônios de crescimento. O queijo pode ficar pronto entre 6 e 24 meses, depende do tipo de Gruyère que vai ser produzido. São 6 mil empregos gerados, num total de 340 milhões de litros de leite, 70% da produção vai para o mundo, o país consome os outro 30%.

O vinho escolhido para harmonização no concurso foi o La Lé ... e du Daley, Grand Crude Villette. (Foto Mary de Aquino)

A Suíça espera os brasileiros
O vinho escolhido para harmonização no concurso foi o La Légende, Domaine du Daley, Grand Cru de Villette, Le Chasselas Réserve, da vinícola, Domaine du Daley fundada em 1392 na Suíça. Ele vem de vinhas antigas, que são amadurecidos durante um ano em tonel. O sabor é típico da uva chasselas, seco e frutado, e acompanha muito bem queijos e frios.
Fabien Clerc, diretor no Brasil do Turismo da Suíça, falou sobre o seu país, do forte enoturismo, das 6 regiões de vinhos: Schaffausen, Vale Reno, Lavaux, La Côte, Valais e Ticino. Enalteceu a premiada gastronomia que atende aos paladares mais apurados, como os dos críticos Michelin, que distribuiram muitas estrelas aos restaurantes suíços.
Clerc falou do museu interativo que a marca de chocolate Lindt inaugurou na Suíça, ali possui a maior loja de chocolates da Europa. E ainda dos diversos eventos gastronômicos que o país promove.

Entre os participantes:

Raquel Chapchap e Cristian Bauer. (Foto Mary de Aquino)

Raquel Chapchap e Cristian Bauer usaram na receita queijo Gruyère, queijo holandês Maasdam, o Emmental Cruzília, vinho frutado, panceta e funghi Porcini.

Jeferson Matta e Diogo Souza. (Foto Mary de Aquino)

Jeferson Matta e Diogo Souza que são de Campos do Jordão, misturaram o queijo Gruyère com vinho branco, tomilho, alho, queijo emmethal, e deixaram uma goiabada cascão disponível para o júri e público.

Eloísa Collins e Juliana Raposo. (Foto Mary de Aquino)

Eloísa Collins e Juliana Raposo, mãe e filha participaram do concurso com 500 gr de Gruyère, 225 gr de queijo Terra Preta Mantiqueira, 225 gr do queijo Lua da Mantiqueira, e 50 gr do queijo Dolce Bosco, finalizado com vinho de Abacaxi produzido pela própria Eloísa. A família possui uma queijaria chamada Capril do Bosque e todos outros queijos da receita são de lá.

Carolina Nalin e Rafael Soares. (Foto Mary de Aquino)

Carolina Nalin e Rafael Soares fizeram a fondue numa panela de cobre, ali dentro o queijo Gruyère, queijo e requeijão de corte da Fazenda Vale dos Anjos.

Fabien Clerc (Diretor Brasil do Turismo da Suíça) e Pierre Hagmann cônsul-geral da Suíça em São Paulo). (Foto Mary de Aquino)

Fabien Clerc está negociando o evento há 3 anos e deve reunir 20 mil pessoas na Suíça.


Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 16-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI