Notícias

Festa do Divino recebe turistas com devoção e boa música de viola em São José do Barreiro
Manifestações de fé e a boa música de viola recebem os turistas na Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre de sexta a domingo (26 a 28), em São José do Barreiro. A cidade turística é um marco da cultura tropeira e das raízes brasileiras, embelezada pela arquitetura colonial e pelo patrimônio natural da Serra da Bocaina.  

Tradicional evento ocorre de sexta a domingo (26 a 28)
O melhor da viola caipira tem a primeira apresentação na noite de sexta (26), com o show Bonna Convida – Noite de Viola na Praça, comandado pelo maestro e professor de música, Henrique Bonna. Entre outros trabalhos, Henrique é fundador do projeto Caipirando – Alma Carioca de Viola e maestro da Orquestra de Viola de São José do Barreiro.
A programação no sábado ganha um toque especial, com o projeto “Oi de Casa”, do grupo Marginália Caipira, que mistura música e poesia. A viola chora desde a tarde, com barreirense Fabin da Viola, às 15h, e, em seguida, o Marginália, às 20h, que se apresenta explorando o belo visual das grandes e coloridas janelas dos casaris coloniais de São José do Barreiro. A noite de sábado fecha com o forró pé-de-serra da banda Xoxóte.
Régis Violeiro encerra a programação musical no domingo (28), às 13h.
Os shows, gratuitos, reúnem composições próprias e clássicos da música brasileira, que resgatam as memórias dos ouvintes e colorem com belos dedilhados e versos a vida do homem do campo.

Devoção
A secular manifestação popular de fé ocorre no sábado. A Festa do Divino Espírito Santo começa às 14h, com apresentação de grupos de Folia de Reis da Serra da Bocaina. Tambores, viola, cantoria e muito colorido nas roupas típicas das folias remetem a séculos de devoção no Brasil.

Em seguida, 18h, ocorre a procissão do Divino, que reafirma a esperança no renascimento, na renovação.

As apresentações na Praça Coronel Cunha Lara, a Praça da Matriz, no centro, são abertas ao público.

Sobre São José do Barreiro

Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. Acompanhe nas redes sociais https://www.instagram.com/turismosjb/.

Programação

Sexta-feira (26)

21h - Show Bonna Convida – Noite de Viola na Praça

Sábado (27)

14h - Apresentação das Folias de Reis da Serra da Bocaina

15h - Show Fabin Viola e convidados

18h - Procissão do Divino

20h - Projeto “Oi de Casa!” - Grupo Marginália Caipira

21h30 - Show com banda Xoxóte – Forró Pé de Serra

Domingo (28)

13h - Régis Violeiro

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 25-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI