Notícias

Em evento que mostra a força dos bares e restaurantes, Abrasel alerta: “não podem matar o setor que mais emprega com aumento de carga tributária”
Solenidade de abertura da Semana da Alimentação Fora do Lar em São Paulo é marcada por pressão pela simplificação do empreender e exaltação à força empreendedora que vem das favelas

A cerimônia de abertura da 6ª Semana da Alimentação Fora do Lar, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nesta ultima terça-feira (13), na capital paulista, serviu para mostrar a força dos bares e restaurantes no cenário e econômico brasileiro.
O evento, que contou com participação de líderes políticos e empresariais, reuniu o setor, exaltou a força empreendedora brasileira, com especial atenção às favelas, e pressionou os poderes legislativos e executivos contra o aumento da carga tributária.
No palco estiveram Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, presidente Executivo da Abrasel, Luiz Hirata, presidente da Abrasel em São Paulo, Thiago Falcão, vice-líder do Conselho Nacional da Abrasel, Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo e presidente da Comissão de Turismo, Lazer e Gastronomia, Hiroyuki Minami , secretário de desenvolvimento econômico de São Bernardo do Campo, Pedro Leão, secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, João Carlos Jr, presidente GS1 Brasile e Luciane Leite, secretária de Turismo e Viagens de São Paulo.
Em seu discurso, o presidente Paulo Solmucci traçou um panorama do setor, que mostra robustez e resiliência, mas ainda se recupera das medidas restritivas impostas de maneira injusta e arbitrária na pandemia. “Hoje os bares e restaurantes recuperaram os empregos perdidos, mas nosso setor está extremamente endividado: temos 66% das empresas com dívidas. Destas, dois terços com dívidas em atraso. Faltou às nossas autoridades um plano, como aconteceu em 100 dos 130 países acompanhados pelo FMI, de apoio a fundo perdido para o nosso setor”, disse.
Solmucci afirmou que a Abrasel está alinhada com a importância da reforma tributária e com a metodologia do IVA, o Imposto sobre Valor Agregado, que pode substituir os atuais IPI, PIS, Cofins, ICMS, e ISS.
“Não conseguimos entender que não possa haver um olhar especial para o setor de serviços. Estamos falando do IVA substituindo cinco impostos. Pagamos três deles. Por que vamos pagar uma alíquota igual de quem paga os cinco? Somos um setor que merece uma atenção diferente por tudo que nos foi imposto de forma arbitrária durante a pandemia. Temos uma importância sociopolítica e econômica muito grande para o Brasil e por isso fazemos esse alerta para toda a sociedade: não podemos matar o setor que mais emprega no país com aumento de 37,5% de carga tributária"

Paulo Solmucci: “Nós temos que ser favela”
Passada a cobrança pública contra o aumento da carga tributária, outro momento na solenidade foi aclamado pela plateia. Ao exaltar a força empreendedora oriunda das favelas, Paulo Solmucci mostrou que a organização está se empenhada a simplificar o empreender em todo o Brasil. "Não temos apenas que relacionar com a favela. A Abrasel tem que ser favela. Precisamos disso. 15% dos negócios da favela são do nosso setor, boa parte da nossa mão de obra está na favela”, disse.
Ao lado de Ivanda Braga - Líder do Núcleo Abrasel na comunidade do Dendê, em Fortaleza, o primeiro núcleo da Abrasel nas favelas, Solmucci completou: “Não devemos ter medo de ir para a favela, o nosso medo é a nossa ausência, a partir do momento que perdermos esse medo o Brasil vai mudar. Sempre acreditei que se resolvermos os desafios dos bares e restaurantes, resolveremos também os desafios de quem quer empreender nesse país. Se a gente melhorar e simplificar o empreender, teremos uma nação mais feliz, mais justa e mais digna”.

A força do setor
Presentes no palco da solenidade de abertura do evento, representantes do poder público de São Paulo destacaram a força dos bares e restaurantes para a maior economia do país.
Em um discurso efusivo, Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, mostrou algumas ações desenvolvidas, como por exemplo o Sampa Mais Rural, que reúne mais de mil pontos que cultivam e vendem alimentação orgânica também para bares e restaurantes e o programa de capacitação profissional, que já qualificou cerca de 35 mil profissionais de gastronomia nos últimos quatro anos. “Gastronomia tem que ser política pública, não é só alimentação, não é só emprego. É cultura, é tradição, é origem, é afeto”, disse.
Já Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo e presidente da Comissão de Turismo, Lazer e Gastronomia, lembrou a importância dos bares e restaurantes enquanto atividades econômicas essenciais para o desenvolvimento social, empreendedorismo e qualidade de vida e citou o exemplo do Projeto Ruas SP, que prevê que estabelecimentos ocupem, com mesas e cadeiras, a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regulamentado.
A secretária de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, seguiu o raciocínio de Goulart e exaltou a importância econômica do setor de alimentação fora do lar dentro do segmento do turismo, ao lembrar que o setor AFL movimentou R$ 216 bilhões de reais em 2022, um número 23% maior em comparação ao ano anterior.

Semana da Alimentação Fora do Lar
A Semana da Alimentação Fora do Lar segue até sexta-feira (16) em São Paulo com a Fispal Food Service, que deve reunir mais de 46 mil profissionais em quatro dias de feira e gerar cerca de R$ 1,5 bilhão em negócio
Mais de 1.800 marcas expositoras trarão tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. Uma oportunidade para que empreendedores encontrem, em um só local, soluções e conteúdo para um crescimento sustentável.
Na feira, a organização conta com o Lounge Abrasel, um espaço propício para o encontro e networking, onde profissionais de bares e restaurantes associados de todo o Brasil e parceiros estratégicos da organização se reúnem.
Além disso, o Estande Abrasel mostra aos visitantes da feira os principais serviços disponibilizados pela associação em prol da simplificação do empreender. Neste ano, o destaque fica por conta do lançamento do UP, uma solução parceira no crescimento do bar ou restaurante.

Serviço:

Semana da Alimentação Fora do Lar

Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Coca-Cola Femsa, Ecolab, Heineken, JBS, PMI, Safrapay, Sodexo e Ticket.

Apoio: Fispal, Reutiliza já, Unecs

13 a 16 de junho em São Paulo

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 15-06-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI