Notícias

Novo Secretário de Turismo de Ubatuba tem planejamento estratégico para a cidade
Visando garantir a eficácia e o ordenamento do Turismo em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) elaborou um plano de ação para estabelecer o cronograma que deve ser seguido pela pasta até o final da gestão, em 2024.

O documento, que divide os segmentos de atuação, estabelece responsáveis e prazos, foi elaborado pelo secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, juntamente com sua equipe, e aprovado pelo prefeito Marcio Maciel (MDB).

Todo esse processo terá início a partir dos fóruns setoriais, com toda a cadeia produtiva do Turismo no município, estabelecendo um calendário de reuniões por meio de fóruns que está em fase final de elaboração, mas que deve começar a partir da próxima semana.

Plano de ações

O planejamento visa a aplicação da gestão pautada por ações institucionais e econômicas de curto e médio prazos e que contemplem a inovação e o reordenamento das políticas da gestão do turismo municipal, por meio da  estruturação, ordenamento, reorganização e (re)alinhamento dos programas públicos do setor turístico municipal  e de toda a sua cadeia produtiva econômica, estruturando e implementando diversos programas, tais como “Programas e Projetos de Comercialização Turística”, “Programas e Projetos de Regionalização e Gestão Pública Descentralizada – Municipalização Turística”, “Governança e Desenvolvimento Integrado”.

“Uma das estratégias para colocar o planejamento em prática é investir em ferramentas institucionais que resultem em ações de fortalecimento social, ambiental e econômico do município, desenvolvendo políticas públicas de forma participativa no segmento”, explicou Carvalho.

Com o lema “Pensar o futuro, agir no presente”, a Setur vê no planejamento a melhor maneira de consolidar ações consistentes e eficazes para contemplar todos os setores do Turismo, aliando as ações à sustentabilidade.  “A principal meta será unir e fortalecer todas as bases econômicas ubatubense, ouvindo, discutindo e desenvolvendo e aplicando juntos as melhores soluções necessárias para o desenvolvimento sustentável do turismo e toda a sua cadeia produtiva”, acrescentou o secretário.

Além disso, também como parte deste cronograma, a pasta dará continuidade ao Plano Municipal de Turismo, documento que será finalizado em breve junto ao Conselho Municipal de Turismo (CMT). “Reconhecemos a importância do Plano Municipal de Turismo para Ubatuba e vimos que o documento é robusto e muito pertinente. Estamos planejando a conclusão o mais rápido possível e devemos realizar um evento para que possa ser apresentado para o trade e a comunidade”, destacou Carvalho.

Dados

Apesar de ser considerada a cidade brasileira que mais conseguiu aumentar o número de hospedagem entre 2019 e 2022, considerando o período de pandemia, ser considerada a mais bem colocada no ranking entre os 70 municípios classificados como estâncias turísticas no estado de São Paulo e por dois anos estar entre a lista de destinos mais procurados para os brasileiros nas festas de fim de ano, a cidade ainda trabalha para consolidar um modelo de turismo que não se prenda à sazonalidade.

“O turismo é uma das únicas atividades econômicas que consegue desenvolver e envolver toda a cadeia empresarial do município, criando mais ocupações com menos investimentos como grande indutor de desenvolvimento econômico, em razão de seus efeitos multiplicadores sobre toda a economia, de segmento dinâmico e competitivo, e Ubatuba, como uma região turística diferenciada, apresenta uma ampla oferta de produtos e serviços que ainda carece de organização e gestão profissional, aliada a uma política de curto, médio e longo prazo que possibilitem a sua promoção, o seu marketing e seu desenvolvimento sustentável gerando benefício a sua comunidade”, finalizou Carvalho.

Mais informações: sergiocarvalho@ubatuba.sp.gov.br e (12) 3833-9007

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 16-06-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI