Notícias

Consolare retoma e amplia as visitas guiadas no cemitério da Consolação
Desde 24/06, as visitas passam a acontecer alternadamente em dois dias na semana e terão duração de 2h

Foto: Divulgação sympla

A Consolare, concessionária responsável pela gestão do cemitério da Consolação, acaba de retomar, de forma ampliada, as tradicionais visitas guiadas gratuitas na emblemática necrópole. O local é um grande espelho que reflete as vivências daqueles que participaram ativamente da vida da cidade, desde a sua fundação.

Conhecido como um museu a céu aberto, o Consolação foi fundado em 15 de agosto de 1858 e possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.

Quem quiser conhecer as belezas da arte tumular e aprender mais sobre as personalidades públicas sepultadas no local, revivendo grande parte da história de São Paulo, basta reservar seu ingresso pelo site Sympla, de forma gratuita. As visitas serão permanentes, exceto em dias de chuva, e as divulgações de datas acontecem bimestralmente, a cada dois meses, diretamente na página da Consolare na plataforma. O público encontra datas disponíveis até o final de julho.

Além da facilidade na retirada virtual de ingressos, a retomada das visitas guiadas nesta nova fase, após a concessão do cemitério à Consolare, conta com outras novidades. A primeira delas é que as visitas passam a acontecer, uma vez por semana, em dias alternados, às sextas ou aos sábados, assim quem trabalha e não pode comparecer em dia de semana, conta com, pelo menos, dois sábados no mês para realizar a visita. Outra novidade é que agora as visitas serão em horário ampliado, com duas horas de duração: às sextas, serão das 14h às 16h, e aos sábados, das 10h às 12h.

Por fim, uma terceira novidade é que as visitas contam agora com dois monitores: além do carismático Francivaldo Almeida Gomes, o Popó, que realiza as visitas guiadas há 20 anos no Consolação, o trainee Patrick Gomes acompanhará as visitas para aprender tudo sobre o cemitério. Ambos irão recepcionar turistas, estudantes, pesquisadores e paulistanos que querem explorar a necrópole.

Para o Gerente de Operações da Consolare, Fadlo Oliveira, o “Cemitério da Consolação é um local de valor cultural e histórico inestimável, e estamos comprometidos em preservar sua memória e promover o conhecimento sobre o patrimônio que abriga”.

Para a retomada das visitas guiadas no cemitério da Consolação, firmou-se uma parceria entre a Consolare e o SFMSP (Serviço Funerário do Município de São Paulo), que cedeu o Popó, funcionário da prefeitura, para conduzir as visitas.

 

Serviço: Visitas Guiadas no Cemitério da Consolação

Onde: cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo).

Quanto: Grátis – Retirar ingresso no Sympla (há limite de 50 ingressos por visita).

Quando: alternadamente, às sextas, das 14h às 16h, ou aos sábados, das 10h às 12h, conforme cronograma* abaixo.

Datas das próximas visitas

Julho:

·         14/07 (sexta-feira): das 14h às 16h

·         22/07 (sábado): das 10h às 12h

·         28/07 (sexta-feira): das 14h às 16h

*Os ingressos serão disponibilizados bimestralmente no link https://www.sympla.com.br/produtor/visitasguiadasconsolare.

Importante:

·         É solicitado aos participantes que cheguem com 15 minutos de antecedência e procurem a administração para seguir as instruções.

·         Em caso de chuva, a visita estará automaticamente cancelada e será necessária uma nova reserva de ingresso.

 

Sobre a Consolare

A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade.

Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório. 

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 13-07-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI