Notícias

Entrevista com Cleib Filho, CEO do Jalapão 100 limites:
Por Mary de Aquino
O Parque Estadual do Jalapão, foi inaugurado em janeiro de 2001 e está localizado ao leste do estado do Tocantins, possui 34 mil km² de natureza preservada e hoje é o principal ponto turístico do estado.

Cleib Filho é cuiabano, mas cresceu em Goiás, mas foi no Tocantins que fundou o Jalapão 100 limites.

A região árida pontilhada de oásis do bioma cerrado, possui paisagens deslumbrantes, dunas, lagoas, rios, riachos e cachoeiras, no parque do Jalapão é possível ver diversas especies de aves, veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, gambás, onças, jacarés, raposas, onças e macacos, por essa razão também é um centro de pesquisa da natureza e dos animais.
Entre os pontos turísticos de destaques estão: a Lagoa do Japonês, Pedra Furada, Cachoeira Velha, Cachoeira do Formiga, Fervedouro Rio Sono, Fervedouro,  Encontro dos Rios e o Fervedouro Buriti, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro do Buritizinho, Fervedouro do Alecrim, o Fervedouro Bela Vista, Morro da Catedral, Cânion Sussuapara, Prainha e as Dunas do Jalapão.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.

Confira a entrevista com Cleib Filho:

Guia do Turismo Brasil: Como começou sua história no turismo e no Jalapão?
Cleib Filho: Eu já amava as aventuras do off-road e a beleza do Jalapão me incentivou a juntar os dois. Acredito que trazer pra o mercado um roteiro cheio de aventuras, de uma forma que faça o lazer ser inesquecível é uma das formas de marcar o cliente.

Guia do Turismo Brasil: Quais os projetos que você desenvolve frente ao parque do Jalapão?
Cleib Filho: Nosso projeto é levar o passageiro, amante da natureza e apaixonado por viajar, a conhecer o lugar mais lindo do Brasil, fomentando assim o desenvolvimento da economia local e fazendo com que mais brasileiros descubram as belezas que o nosso Brasil tem.

Guia do Turismo Brasil: Como funciona a preservação do meio ambiente durante as visitas? 
Cleib Filho: Temos a reocupação com a degradação da natureza e a geração de lixo. Mas, acima de tudo, temos o cuidado com a fauna e a flora da região. Por isso, fazemos o turismo consciente, levando esse cuidado para quem vem nos visitar.

Guia do Turismo Brasil: No tour com o Jalapão 100 limites, como os turistas são instruídos a recolherem o lixo produzido durante o passeio?
Na verdade, criamos mecanismos para produzirmos menos quantidade de lixo possível, evitamos utilizar descartáveis e matérias que possam agredir a natureza, além disso, sempre armazenamos o lixo nos veículos para serem descatados em locais apropriados durante as expedições.

Guia do Turismo Brasil: Quais os hotéis, pousadas e restaurantes que você indicaria?
Cleib Filho: Dentro dos nossos pacotes já trabalhamos com Hotéis e Pousadas específicas, muito bem estruturados para receber nosso público. Quem vier conhecer as belezas locais, através do Jalapão 100 limites, vai se surpreender. 

Guia do Turismo Brasil: Os municípios do Jalapão têm tido apoio do governo federal, estadual e municipais? 
Cleib Filho: O governo está cada vez mais cuidadoso com a região, fomentando políticas públicas voltadas para as comunidades locais, no intuito de qualificar e capacitar quem está dentro do trade. É necessário demonstrar interesse em fazer com que cada uma dessas políticas seja respeitada e exercida, contribuindo com o governo na preservação e no incentivo ao turismo local.

Guia do Turismo Brasil: O Jalapão 100 limites está completo na entrega ao turista? 
Cleib Filho: A empresa em si está extremamente preparada para entender qualquer perfil de turista, o que falta ainda é a estrutura e investimentos de alguns segmentos do trade. Acho que é um trabalho em conjunto, mas dependemos uns dos outros para compreender isso e erguer as mangas em prol das ações.

Edição Rose Cecilia


Schultz Operadora de Turismo (@SchultzBrasil) / Twitter

Data de publicação desta Matéria 07-08-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI