Notícias

Equipotel: 60 anos de excelência em hospitalidade
Por Beth Brusco
Líder na América Latina e referência nacional na geração de negócios, feira estima receber mais de 22 mil visitantes

Divulgação: Guia do Turismo Brasil
Quando feiras ainda não tinham o destaque dos dias atuais, surgia a Exposição de Fornecedores da Hotelaria, evento itinerante que acompanhava os congressos hoteleiros promovidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), e que, mais tarde, deu origem à Equipotel - maior feira de hospitalidade da América Latina – que este ano completa seis décadas consagrada como referência nacional na geração de negócios.  
O evento acontece de 19 a 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.  Para esta edição especial, a expectativa de público é de mais 22 mil visitantes da indústria de hospitalidade e hotelaria, que terão a oportunidade de conhecer e se conectar com mais de 350 marcas nacionais e internacionais, sendo 20% de novas empresas expositoras.
Impossível falar dos 60 anos da Equipotel sem mencionar a pessoa que deu vida à feira, Magda Castro, que faleceu este ano.  Visionária, deixou um legado grandioso, conquistado com sua determinação e segurança.  Começou sua carreira no turismo na Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, na loja da empresa, na Divisão de Agências.  Depois, decidiu atuar por conta própria e, a partir daí, vivenciou diversas experiências.  Dentre elas, a criação da revista Hotelnews, com distribuição em nível Brasil, e que até hoje se mantém no mercado, ainda sob o comando da família.
Aos 60 anos, a Equipotel está consolidada como referência, único evento que agrega soluções inovadoras para todo o mercado de hospitalidade e de reconhecimento nacional na geração de negócios.  A feira é o destino certo para aqueles que buscam produtos e serviços relacionados à arte de receber bem, proporciona um ambiente propício para profissionais de todos os tipos de meios de hospedagens, acomodações, bem-estar, bares, restaurantes e setores complementares da hospitalidade, que buscam soluções eficientes para gerir o seu negócio e acolher o seu cliente. 
Destaque da programação deste ano são as palestras sobre governança e carreira, promovida pela WGH, e conteúdos voltados a tecnologia e inovação, viabilizados pela VEGA IT; dentro da Arena de Hospitalidade, no Conotel, estarão nomes de peso, dentre eles, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, falando sobre a “ressignificação do turismo brasileiro, que mais uma vez acontece dentro da Equipotel; e “Carreira, emprego e empreendedorismo”, “Inovação para atrair consumidores” e “Eficiência energética para o setor de hospitalidade e gestão de custos” no Motel Experience.

Daniel Pereira, gerente da Equipotel / Divulgação Equipotel

Gestão da edição de 60 anos
Guia do Turismo Brasil entrevistou Daniel Pereira, gerente da Equipotel há mais de 10 anos, por meio da RX Brasil, empresa de eventos corporativos, para saber como será esta edição comemorativa dos 60 anos da feira. 
Ele explica que a programação de conteúdo é um pilar fundamental na Equipotel e um dos motores para impulso estratégico ao longo das décadas. O gerente  esclarece ainda que a curadoria toma o cuidado de elencar temas e especialistas que respondem às principais necessidades de mercado, pois muitas empresas têm a programação de conteúdo da feira como referência em atualização em seus calendários de marketing e comunicação.
Daniel adianta que a Equipotel contará com áreas temáticas dedicadas a setores específicos da indústria hoteleira, como gastronomia, tecnologia, sustentabilidade, arquitetura, design, entre outras.  E que a gastronomia ganha ainda mais força nesta edição, com uma atração dedicada e repleta da troca de conhecimento técnico e de mercado com suporte do Senac.
Sobre as perspectivas de valores para esta edição, o gerente diz que são as melhores possíveis, mas que é difícil estabelecer uma porcentagem, pois a maior parte dos negócios acontece depois do evento. De acordo com ele, ano passado, foram contabilizados cerca de R$ 120 milhões em contratos, nos seis meses seguintes à realização da feira.
Quanto aos números, Daniel esclarece que, em toda a sua história, a Equipotel abrigou mais de 10 mil expositores e reuniu mais de um milhão de visitantes. No ano passado, foram mais de 320 marcas e 3 mil produtos. Esta edição especial já supera mais de 10% a de 2022 e tem expectativa de público de mais 22 mil visitantes da indústria de hospitalidade e hotelaria, que se conectarão com mais de 350 marcas nacionais e internacionais, sendo 20% de novas empresas expositoras.
“Gerenciar uma feira com tamanha importância e que impacta em setores importantíssimos da economia é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, é ajudar a escrever os próximos passos dessa indústria. Enquanto o evento acontece durante quatro dias de forma presencial, passamos um ano inteiro articulando e adiantando o que realmente vai fazer a diferença em negócios e, consequentemente, para o mercado e para o público final. É um orgulho dar continuidade a essa jornada de seis décadas”, comemorou Daniel Pereira.

Expositores

Presidente da AltenburgRui Altenburg / crédito: Pedro Waldrich

Sessenta anos depois, a Equipotel ainda mantém relação de fidelidade com seus expositores, empresas dos mais variados segmentos, que, em muitos casos, acompanham a feira por mais de 30 anos.  Leia o que alguns disseram sobre essa relação.   
Uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, do segmento de cama e banho, a Altenburg é também a líder na produção de travesseiros do país e dispõe de uma linha de fabricação dedicada ao ramo hoteleiro, a Hoteltex Altenburg, com a qual participa há mais de 30 anos da Equipotel.
Para a feira de 2023, a Hoteltex Altenburg está preparada para surpreender o mercado com uma série de lançamentos, com destaque para a linha Concept, que representa o compromisso da empresa em oferecer produtos inovadores e de alta qualidade para a indústria hoteleira. Com designs exclusivos e materiais de ponta, esta linha é uma resposta às crescentes demandas por conforto e estilo no setor hoteleiro.
Para o presidente da AltenburgRui Altenburg, a Equipotel é muito mais do que um evento de negócios, é uma plataforma que tem desempenhado um papel fundamental na jornada da Hoteltex Altenburg e esta edição representa um marco na jornada da empresa.
"A Equipotel é super importante para nós. Ela não apenas nos conecta com parceiros-chave na indústria hoteleira, mas também nos permite entender as necessidades em constante evolução dos hotéis. É um espaço para compartilhar ideias e experiências que nos ajudam a criar produtos que elevam a experiência do hóspede", destacou o presidente da marca.

Jessé Resende, CEO da Saga Systems Brasil / crédito: Márcio Federicci

Outro expositor que se orgulha de participar da Equipotel há 34 anos é a Saga Systems Brasil, que atua com sistemas de controle de acesso para hotéis. 
Há 30 anos, trouxe para o Brasil o conceito de fechaduras eletrônicas para hotéis e hoje, experiente e inovadora, atua com foco na excelência de serviços e no desenvolvimento de produtos certificados pelas normas de qualidade e comprovação de desempenho, para o mercado de hospitalidade como hotéis, hospitais, escolas, entre outros. 
De acordo com Jessé Resende, CEO da Saga Systems Brasil, a participação na Equipotel é uma prova do compromisso da empresa em fornecer soluções de alta qualidade para hotéis e resorts. É de extrema importância para o negócio, pois permite expansão da rede de contatos. 
“A Equipotel oferece uma oportunidade única para demonstrarmos nossos produtos e serviços para um público diversificado, incluindo proprietários de hotéis, diretores, gerentes, governantas, pessoal de manutenção dos vários meios de hospedagem espalhados por toda a America do Sul. Isso permite estabelecer novos contatos comerciais e fortalecer as relações com os clientes existentes.  Além disso, a feira é uma excelente oportunidade para a empresa se manter atualizada sobre as últimas tendências e inovações da indústria hoteleira”, ressaltou Resende.
Essa relação de parceria de longa data com a Equipotel não para por aí. Podemos citar ainda Colchão Onix, Castor e Americanflex, Teka, Desbravador Software, Harus Amenities como exemplos de expositores mais antigos da feira.

Equipotel | São Paulo SP

https://www.equipotel.com.br/pt-br.html

Edição Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 11-09-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI