Notícias

Entrevista com Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, durante a 33°Jamaica Product Exchange (JAPEX)
Reportagem e fotos:  Mary de Aquino 

A 33°Jamaica Product Exchange (JAPEX) em Montego Bay é organizada pela Jamaica Hotel, Tourist Association’s e Jamaica Tourist Board. Entre os dias 11 a 13 de setembro, o JAPEX acontece no Centro de Convenções de Montego Bay, a capital de Saint James Parish, na costa norte da Jamaica.

O Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, está presente no evento

O Guia do Turismo Brasil fez uma entrevista exclusiva com ele.
Político há 40 anos, Bartlett trabalha pelo desenvolvimento da Jamaica através do turismo.  Foi Ministro de Estado da Informação, Radiodifusão e Cultura,  Ministro da Juventude, Esporte e Desenvolvimento Comunitário, já havia estado no ministério do turismo antes.
Em 2019 Edmund Bartlett trabalhou pela Primeira Conferência da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) sobre Pequenas e Médias Empresas de Turismo (SMTEs).
O Ministro do Turismo da Jamaica é carismático, tem o dom da oratória, em seus discursos reforça a importância do trabalho, que todo o país colherá os frutos. Após seu discurso na festa de lançamento do JAPEX, no último dia 11, no Chukka Ocean Outpost, Sandy Bay, levou a plateia a cantar com ele a canção One Love do cantor de reggae mais popular da Jamaica, Bob Marley (1945 - 1981).

Confira a entrevista abaixo:
Guia do Turismo Brasil:  O senhor está há mais de 40 anos na política da Jamaica, já foi deputado, senador e já havia sido ministro do turismo de 2007 a 2011 e retornou em 2016. Como o senhor entende a importância do turismo na economia de um país? Qual conselho o senhor daria aos países que não investem tanto no turismo?

Edmund Bartlett: O turismo é, talvez, a atividade econômica mais pervasiva de todas no mundo.
A razão disso é que o turismo não é definido por uma só matriz. Porém o turismo é uma confluência de muitas atividades socioeconômicas, todas as quais têm o potencial de dirigir retornos econômicos, criar empregos e assistir no aumento do bem-estar dos indivíduos. Porém o turismo também é um condutor do desenvolvimento da comunidade e da criação de usos novos e empolgantes, enquanto encorajam a expansão do conhecimento e informação.
Ele também conduz inovação em diversas maneiras, das quais permitem a conversão do conhecimento para coisas práticas e materiais que têm um valor e um preço. Então, o que fizemos na Jamaica durante o período em que sou Ministro, vem sendo converter todas essas ideias que falamos sobre, em bens materiais e serviços que respondem aos perfis dos mercados ao redor do mundo. E esses perfis são influenciados pelas paixões das pessoas que viajam para preencher suas paixões e, assim, entender o que são essas paixões e produzir produtos ao redor delas tornam possível que você tenha um bom fluxo de visitantes, mas mais importante, um alto nível de gasto.
Porque o que o turista faz é consumir, e o que eles consomem? Eles consomem tudo o que você pode criar e criou.
Então, como um condutor econômico, o turismo é excepcional, e então para países que não investem o suficiente nos fluxos de turismo, estão perdendo uma adição significante ao mercado doméstico, mantendo em mente que o padrão de consumo de um visitor é de três a quatro vezes maior do que de um nativo, então o turista gasta quatro, cinco, seis vezes pelo dia. Eles dirigem os melhores carros, ficam nas melhores ocupações. Utilizam contratos futuros que estão em níveis altos, enquanto os nativos estão satisfeitos com um dia ou dois e dirigem um carro um pouco mais velho.
Então o que estamos dizendo é que o turismo conduz atividade econômica e aumenta a habilidade de um país de gerar renda rápida, o que nós chamamos de conversão instantânea do turismo. E isso faz o avião voar e o visitante vem, o dólar é expandido imediatamente como uma parte, o passageiro sai, o dólar vai direto ao público comum. Então investir em turismo é realmente investir no desenvolvimento futuro e no desenvolvimento da sustentabilidade da economia.
O turismo é o jeito mais rápido de transferir riqueza. Do rico para o pobre.

Edmund Bartlett, ministro do turismo da Jamaica, Nicola Madden-Greig - diretora de marketing e vendas do The Courtleigh Hospitality Group, presidente do Hotel Caribbean Hotels e da Tourism Association, Donovan White, diretor de turismo da Jamaica

Guia do Turismo Brasil: O senhor já viajou o mundo movimentando negócios no turismo, como o senhor percebe os negócios nos tempos contemporâneos, o que não existe mais e o que tem sido um bom campo para investimento?

Edmund Bartlett: Como você escolhe o que é certo? Conhecendo as pessoas, as novas opções de investimentos no turismo?
Eu acho que, como disse na primeira resposta, turismo é um catalisador que responde a novos perfis de mercado e a paixões das pessoas. E essas paixões mudam, então à medida que elas mudam, você tem que mudar. Você tem que ser adaptável, ágil e inovador.
E esse é o poder do turismo, ele conduz inovação e te dá destreza intelectual que te permite responder rapidamente e mudar rápido para satisfazer o que o mercado está dizendo.

Montego Bay, Jamaica

Guia do Turismo Brasil: A Jamaica é rica em belezas naturais, cultura e gastronomia, quais os turistas (países) que mais tem visitado a Jamaica? Quais os destinos na Jamaica menos procurados que o senhor acredita que merece ser visitado e descoberto pelos turistas?

Edmund Bartlett: Penso que o poder das pessoas continua a ser o grande condutor das experiências no turismo e, se conseguirmos melhorar a todo tempo, a base de conhecimento das pessoas será capaz de influenciar vários novos pensamentos e novas formas de chegar ao mercado. 
A Jamaica está, eu acho, em um movimento crítico, em termos de nossa própria construção. Com instalações de formação para os nossos trabalhadores do turismo e para os estudantes, estabeleci o Centro Global de Resiliência e Gestão de Crises do Turismo na University of the West Indies com o objectivo de permitir que os jovens começassem a se envolver em valores e ideias turísticas. Mais ainda, para entender que eles precisam desenvolver capacidade para responder a desafios ou interrupções, como chamamos de terremotos, problemas econômicos, crimes cibernéticos, invasão de bancos de dados, coisas assim.
Mas também para podermos olhar para novas ferramentas que poderíamos usar para tornar o turismo mais excitante, mais interessante.
Então, acho que, no final, a visão que você tem sobre o futuro do turismo definirá o tipo de infraestrutura que você estabelecerá para ser relevante e permanecer na moda e atraente.

Montego Bay, Jamaica

Guia do Turismo Brasil: No Brasil apenas 5% da população fala inglês, a Jamaica investe no turismo de estudo. Se sim como isso é realizado?

Edmund Bartlett: Essa é uma pergunta muito boa. Eu falei disso antes, em termos de desenvolvimento de capital humano, mas eu não falei da questão específica de idiomas, o que é muito importante.
Estamos em parceria com universidades internacionais para treinamento de idiomas e desenvolvimento de capacidades nessas áreas. Mas a tecnologia hoje nos permite sermos capazes de fazer traduções simultâneas. Então construímos a capacidade para as pessoas manipularem esses aparelhos digitais e daí, teremos melhor comunicação com todos os mercados de linguagens do mundo.
Então, enquanto o intercâmbio de talentos, intercâmbio técnico entre estudantes do Brasil e Jamaica é um jeito útil de fazê-lo, nós também utilizaremos tecnologia para assistir-nos em traduções instantâneas.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 13-09-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI