Notícias

Descubra Espírito Santo no Roteiro Montanhas Capixabas, uma riqueza de destino, pelas belezas naturais e pela delicia da gastronomia
A convite da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, Sebrae-ES, Montanhas Capixabas e Convention & Visitors Bureau, o Portal Guia do Turismo Brasil foi conhecer as riquezas e as belezas naturais da região das Montanhas

Pedra Azul, em Domingos Martins - ES (Foto: Tadeu Bionconi - SETUR)
Com uma intensa programação, nosso roteiro de viagem passou por destinos exuberantes, repleto de aventura com momentos únicos e inesquecíveis. A gastronomia capixaba, também  teve forte presença em nossa viagem com visitas em apiários, queijarias, fazendas, bares, cafés, restaurantes, degustando o melhor da comida regional e se hospedando em um dos maiores hotéis fazenda do Espírito Santo o  Hotel Fazenda China Park, na Estância Turística Domingos Martins, nas Montanhas Capixabas. Sem dúvida, as  Montanhas Capixabas é um destino turístico incrível e está localizado na região serrana do estado do Espírito Santo. Composto por nove municípios, com forte influência europeia e uma enorme beleza natural, o local é ideal para quem quer curtir e relaxar em meio à natureza, praticar atividades de ecoturismo e mergulhar em culturas diferentes. 
A Rota das Cervejarias Artesanais, também fazem parte desse fantástico roteiro com passeios imperdíveis para os apreciadores de cervejas artesanais. Para quem nem se quer imaginava que o Espírito Santo, possuía nas montanhas as  suas belezas naturais, ao visitar esse destino se encantará com esta região charmosa que são as Montanhas Capixabas com sua cultura, história, música, danças, gastronomia, festas típicas,agro turismo e  hospitalidade dos moradores que encantam os visitantes. Este rico destino é composto por nove municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Domingos Martins, por exemplo, é uma cidade colonizada por imigrantes alemães e italianos, o município preserva sua cultura européia e se  destaca no circuito turístico com suas festas folclóricas, gastronomia inconfundível e suas diversas belezas naturais. Já em Pedra Azul, devido sua formação rochosa, com quase dois mil metros de altura, onde as cores, variam conforme a luz solar, fica no distrito de Domingos Martins, com atrações das mais variadas como restaurantes, parques com piscinas naturais, cachoeiras e um área ao entorno da pedra que foi transformada em Parque Estadual.

O Melhor  das Montanhas Capixabas 
Na noite do dia 27, nossa primeira parada foi na cidade de Marechal Floriano-ES no Empório Pedra Bonita Restaurante para jantarmos. Uma empresa familiar, que tem a missão de proporcionar experiências gastronômicas e culturais, que valorizam as Montanhas Capixabas, com o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade, serviços além das expectativas e um ambiente acolhedor para as famílias no Espírito Santo

BR-262, KM 66 - Alto Santa Maria, Mal. Floriano - ES
27 99570-6776
emailcontato@emporiopedrabonita.com.br
https://emporiopedrabonita.com.br/sobre

Após o jantar no Empório Pedra Bonita Restaurante seguimos para o município Domingos Martins-ES. Como era a última parada do dia, pernoitamos no charmoso Hotel Fazenda China Park, considerado o maior complexo de lazer do Espírito Santo, com mais de 200 unidades disponíveis para você escolher e viver os momentos mais felizes com sua família. 
Cercado por bosques, este resort rural fica a 22 km do Parque Estadual da Pedra Azul e a 34 km do Zoo Park da Montanha e da Cachoeira de Iracema, com prédios independentes ou chalés de madeira, os quartos de casais oferecem TV e frigobar, alguns deles com sacada e banheira de hidromassagem. Serviço de quarto disponível e café da manhã, estão entre as outras comodidades. O espaço ainda possui um restaurante internacional, spa e parque aquático com sete piscinas além de cinema, academia, teleférico e um  complexo esportivo que inclui um campo de futebol.

BR 262, KM 72
Domingos Martins – ES
(0 xx 27) 3441-9770
https://hotelfazendachinapark.com.br/

O roteiro do nosso segundo dia (28/11/2023) começou com verdadeiro Turismo de Experiência no Apiário Florin (@apiarioflorin). Sob o comando do agrônomo e apicultor Arno Wieringa, realizamos uma incrível visita às colmeias, com aula sobre a importância das abelhas na produção de alimentos saudáveis, além de conhecermos de perto como ocorre o processo da produção de mel. Com uma exclusiva linha de "Mel Gourmet"  elaborada à base do mel 100% puro e natural, da rica flora de Pedra Azul, na região de montanhas do Espírito Santo, junto com os produtos naturais oriundos da propriedade orgânica, direto do produtor do Apiário Florin. Seus ingredientes naturais além de trazer prazer, estão ligados à saúde e à sustentabilidade. São especiarias que têm a sofisticação gastronômica necessária para encantar paladares exigentes. Podem ser utilizadas de diversas formas na culinária, tanto para acompanhamento de queijos finos, pães de fermentação natural, dentre outros, quanto para enriquecer molhos de saladas e o preparo de carnes.

(27) 99768-3521
apiarioflorin@yahoo.com.br 
https://www.apiarioflorin.com.br/mel-gourmet

Nossa segunda parada foi no município de Afonso Cláudio-ES para apreciarmos a autêntica e saborosa comida caseira da roça feita em fogão à lenha do Restaurante Cantinho da Roça (@restaurante_cantinho). Durante o almoço, participamos de uma aula gastronômica para aprendermos na prática como fazer uma massa de macarrão caseira e a experiência de colocar a mão na massa e produzir seu próprio macarrão foi incrível.

Barra do Rio da Cobra / Afonso Cláudio - ES 
+55 28 99925-0780

https://www.facebook.com/P.CantinhodaRoca

Rota do Vale do Empoçado


Em seguida, percorremos a  Rota do Vale do Empoçado (@rotavaledoempocado), é um local muito procurado por pessoas que curtem realizar caminhada e esportes radicais.O espaço ainda contempla roteiros gastronômico, religioso e hospedagem em meio a natureza. Confira abaixo um pouco mais sobre os lugares pelos quais passamos.
O município de Afonso Cláudio/ES é também conhecido como a Capital Estadual do Queijo, devido a sua referência na pecuária do leite, na fabricação de derivados, principalmente o queijo e durante a visita pelo Vale do Empoçado conhecemos a Queijaria Quintas do Vale que em 2018 ganhou o título de melhor queijo tipo minas e o terceiro mais saboroso minas frescal do Espírito Santo. 
Seus saborosos queijos são comercializados e podem ser encontrados na feira semanal da cidade. Com uma história de fé, luta e persistência a empresa uniu o propósito de aprender e empreender com o que eles possuem de melhor na região: A produção de queijos artesanais sempre dentro dos padrões de qualidade exigidos, acrescida à preocupação na matéria-prima selecionada. 

Queijaria Quintas do Vale
Rota do Vale do Empoçado
(27) 99860-3706
https://www.facebook.com/sitioquintasdovale/?locale=pt_BR

Sítio Recanto do Lago                              Aula e Show do Chef Renato Santos - Senac /ES
No final da tarde visitamos o belíssimo Sítio Recanto do Lago da família Bragatto. O espaço é incrível e ideal para quem busca momentos de paz, fazer trilhas e ter aquele contato direto com a natureza.
https://www.instagram.com/sitio_recanto_do_lago

Aula Show Chef Renato Santos - Senac Venda Nova do Imigrante / ES
Encerrando o intenso roteiro de atividade do segundo dia fomos para Venda Nova do Imigrante na região Serrana do Espírito Santo para participar de uma espetacular experiência gastronômica no Senac com o Chef Renato Santos que nos preparou um jantar especial com Socol (embutido de carne suína feito do lombo do porco de origem italiana e que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova do Imigrante ) e Inhame. As duas iguarias em 2018 ganharam a certificação de Indicação Geográfica da região,que é um reconhecimento quando o produto é único no mercado. 
Vale destacar que as cidades de Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves criaram as Rotas do Socol e do Vale do Inhame visando promover a gastronomia regional e atrair visitantes interessados em degustar e conhecer a origem dessas iguarias tradicionais. No fim da noite, pegamos novamente a estrada rumo à região de Pedra Azul em Domingos Martins/ ES para o nosso merecido descanso no Hotel Fazenda China Park.
Av. Domingos Perim, 988 - Venda Nova do Imigrante, ES
(28) 3546-8750

https://www.es.senac.br/


Fazenda Carnielli                                                        Cervejaria Deck Beer em Pedra Azul-ES
No terceiro dia da nossa expedição pela região das Montanhas Capixabas, realizamos uma completa imersão ao universo dos cafés especiais. Logo pela manhã, fomos para a Fazenda Carnielli em Venda Nova do Imigrante, onde visitamos os campos de lavoura de café, participamos de palestras e assistimos uma apresentação com o grupo de dança típica do município de Brejetuba/ES. Na fazenda são produzidos uma grande variedade de produtos, como queijos, cafés especiais, fubá, socol, embutidos, doces, iogurtes, entre outros. 

Atendimento: +55 (28) 3546-1272  WhatsApp: +55 11 99932-1272 
carnielli@carnielli.com.br

https://lojasp.carnielli.com.br/

Cervejaria Deck Beer em Pedra Azul-ES
Na hora do almoço, saboreamos uma deliciosa refeição seguido do melhor chopp artesanal de fabricação própria da Cervejaria Deck Beer em Pedra Azul-ES. O local conta ainda com um deck coberto com uma linda vista para as montanhas. Sem dúvida o Deck Beer é o mais charmoso das montanhas capixabas.

BR-262, KM96 - Pedra Azul, Domingos Martins - ES
Tel: (28) 99966-0281

https://www.instagram.com/cervejariadeckbeer/


Logo após ao almoço, nossa próxima parada foi na Fazenda Camocim. em Pedra Azul-ES, onde tivemos uma tarde altamente produtiva com palestras técnicas  sobre o universo do café com os especialistas do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES e da Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do ES - ACEMES.  
A Fazenda Camocim produz cafés orgânicos, biodinâmicos, certificados e cultivados sem agrotóxicos ou aditivos químicos. A Fazenda é conhecida por produzir o Café do Jacu, único no mundo em seu sabor indescritível e com elevado grau de pureza por ser cultivado sem qualquer interferência do homem. 
A Camocim possui laboratório próprio e faz testes de café verde, torrado e moído, para garantia e controle da qualidade do café. Medidores avaliam a doçura, torra e outros elementos, a fim de garantir a pureza e o sabor do café que chega ao público. 
Nosso maquinário de seleção de café elimina qualquer grão com defeito de formato, cor, estragado e quebrado. Todo o processo é feito para não permitir a fermentação ruim dos grãos, eliminando o risco de existência de bactérias que possam contaminar o lote. 
A Fazenda Camocim tornou-se referência no plantio agrícola de conservação e aproveitamento do solo. Com exclusivas técnicas  onde são plantadas diferentes espécies, próximas umas das outras, proporciona entre o plantio vantagens recíprocas numa mesma área agrícola como por exemplo redução de pragas.

BR-262 Km 90 - Pedra Azul, Domingos Martins - ES
(27) 3248-1072
https://www.cafecamocim.com.br/

Restaurante Cafeteria Morangos Peterle                         Bistrô Alto da Montanha
Ainda em Pedra Azul, visitamos o  Restaurante Cafeteria Morangos Peterle. O local é muito procurado pelos visitantes para provarem as melhores tortas de morango da região.  O local ainda oferece almoço, café e deliciosos lanches, além de pratos como costelinha suína ao barbecue de morango, queijo quente com geleia de morango, fondue de morango, entre outros. Há ainda, uma  estufa no mesmo local,com um plantio de morangos, de onde são colhidas as frutas usadas nas receitas. A Morangos Peterle é uma empresa familiar do ramo de turismo, no qual os proprietários têm o prazer em proporcionar a melhor experiência e receber com muito carinho os visitantes durante todo o ano. 

BR-262, 9918 - Aracê, Domingos Martins - ES
55+28 99956-8444
https://www.instagram.com/morangospeterle/

Encerrando o penúltimo dia desta fantástica viagem, retornamos para o município de Venda Nova do Imigrante-ES para descansarmos no Hotel Venturim. No local, além de hospedagem, o espaço também conta com posto de combustível, restaurante, padaria, loja de conveniência com mais de 3000 itens e produtos do agroturismo como biscoitos, massas caseiras e doces. Por fim, já em clima de despedida, no dia (30/111/2023) logo após o café da manhã, seguimos para o charmoso Bistrô Alto da Montanha, local do nosso último destino para um delicioso encontro acompanhado de um delicioso café com polenta e apresentação sobre o Agroturismo da região de Venda Nova do Imigrante-ES, que é considerada a Capital Nacional do Agroturismo. Estiveram presentes neste evento a guia de turismo Helina Canal do Roteiro Agroturismo, autoridades da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e a empresa de iogurte Valentim.  O local é um charme, super aconchegante e de muito bom gosto, e merece um agradecimento mais que especial para o casal Dulce e Lúcio donos do Bistrô, e seus filhos e familiares que cuidam com tanto carinho  e atenção dos  turistas que visitam esse lugar incrível que é a região de Venda Nova do Imigrante.

Experiência indescritível
Junto ao Bistrô, eles também possuem uma pousada que é um verdadeiro charme, com quartos decorados e super confortável. Na parte gastronômica eles dispõem de boas opções no jantar e um completo café da manhã com cafezinho da vovó, suco natural ou soda italiana, pizza de polenta gourmet, banquete de palmito orgânico, pastelzinho de polenta, mini tábua de frios e mini tarteletes.Em nossa visita o proprietário do bistrô preparou numa chapa e fogão a lenha, quitutes típicos de uma roça italiana, pizza de polenta, palmito, queijo, ovos, linguiça, aipim e banana.Um verdadeiro banquete! 

Sítio Alto da Montanha, s/n - Bairro Tapera, Venda Nova do Imigrante - ES
(28) 99915-9922
https://sitio-altoe-da-montanha.negocio.site/

Fotos publicação: Guia do Turismo Brasil

Edição Rose Cecilia


Confira mais fotos abaixo, do Roteiro Montanhas Capixabas:

Data de publicação desta Matéria 01-12-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI