Notícias

Depois de Cuba, Vila Galé chega a Espanha este ano
Com seis projetos em curso, dois têm abertura prevista para abril de 2024, um para o final de 2024 e três em abril de 2025

Vila Galé Isla Canela será o primeiro hotel da Vila Galé na Espanha - Divulgação

Este ano, a Vila Galé reforçará a sua presença internacional, com a chegada a Espanha, onde abrirá em abril o Vila Galé Isla Canela, junto à praia com o mesmo nome, na Costa de la Luz, Huelva, edifício com arquitetura e decoração de influência árabe, com total remodelação das áreas públicas de clientes. Em 2025 e em 2026 proceder-se-á à total remodelação dos quartos.

Trata-se de um resort “tudo incluído”, na primeira linha da praia, com 300 quartos, duas piscinas, dois restaurantes – o Versátil, com buffet, e uma pizzaria Massa Fina -, três bares (Fidélio, Soul & Blues e Splash), Satsanga Spa & Wellness, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas. A oferta gastronômica e de animação será direcionada para famílias e casais.

Espanha será a quarta geografia onde a marca portuguesa estará presente, depois de Portugal, Brasil e Cuba, país onde se estreou em 2023. Recentemente, a Vila Galé assumiu a gestão do Vila Galé Jardines d’el Rey, em Cayo Paredón Grande, um resort “tudo incluído” a estrear, com 638 quartos, quatro piscinas e sete restaurantes, numa parceria com a Gaviota – Grupo de Turismo, empresa estatal cubana, em cima de uma deslumbrante praia caribenha de águas azuis e cristalinas.

Além do projeto em Isla Canela, onde decorrem obras de renovação em parceria com a Saint Croix HI, proprietária do imóvel, a Vila Galé tem vários outros empreendimentos em curso, tanto em Portugal como no Brasil.

Desses, destacam-se também:

- Vila Galé Collection Figueira da Foz (Portugal): Em abril, voltará a funcionar o emblemático Grande Hotel da Figueira, agora com gestão da Vila Galé e após uma renovação profunda de quartos e áreas públicas. Contará com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior e Satsanga Spa & Wellness;

- Vila Galé Collection Paço do Curutelo (Portugal): Em Ponte de Lima, a Vila Galé irá investir 20 milhões de euros para reconstruir o Paço do Curutelo, um castelo de 1126, e lançar um projeto de hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes. O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 87 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness, salão de eventos para 600 pessoas, dois restaurantes, biblioteca, capela e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinha;

- Vila Galé Casas de Elvas (Portugal): Na cidade alentejana, surgirá mais um hotel Vila Galé decorrente da reabilitação de patrimônio histórico. Aqui, o grupo vai recuperar as casas da antiga fábrica da ameixa e os ex-edifícios do aljube eclesiástico e do conselho de guerra. Com um investimento de 10 milhões de euros, serão transformadas num hotel com 43 quartos, piscina panorâmica, restaurante/bar e salão de eventos, com abertura prevista para abril de 2025;

- Vila Galé Collection Ouro Preto – Historic Family Resort hotel, Conference & Spa (Brasil): Em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, a Vila Galé vai recuperar o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil (em 1775) e, posteriormente, o colégio salesiano Dom Bosco. A futura unidade, cuja conclusão está prevista para abril de 2025, terá 298 quartos, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, clube infantil NEP com parque aquático, quinta e horta pedagógica, lago e slide e ainda plantações de vinha e olival. Este projeto representa um investimento de mais de 120 milhões de reais;

- Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Brasil): No Cumbuco, Ceará, onde já tem um resort - Vila Galé Cumbuco -, está em construção mais um hotel da marca, com 124 quartos, três restaurantes e bares, Satsanga Spa & Wellness, campo polidesportivo, centro náutico e clube infantil NEP com piscinas e escorregas, num investimento estimado de 80 milhões de reais, numa localização superprivilegiada sobre a Lagoa de Cauipe e ‘pé na areia’, na maravilhosa praia do Cumbuco. A Lagoa de Cauipe é o paraíso do Kitesurf, onde decorre o campeonato internacional desta modalidade.

“O ano que passou foi bastante intenso, de muito trabalho e até algum risco, mas ultrapassámos os desafios. E continuámos o nosso desígnio de investir no interior do país, de reabilitar imóveis históricos e de ter hotéis temáticos. Abrimos mais quatro unidades em Portugal, duas das quais foram recuperações de patrimônio, em Tomar (convento templário) e em São Miguel, nos Açores. Lançamos um conceito inovador com o Vila Galé Nep Kids, no Clube de Campo Vila Galé. E ainda inauguramos o agroturismo Vila Galé Collection Monte do Vilar, também em Beja. No Brasil, criamos o Vila Galé Premium, no Vila Galé Marés, na Bahia. E demos passos importantes na expansão internacional, com a entrada em Cuba e o arranque das obras de remodelação em Espanha. Este crescimento vai permitir-nos ganhar escala e massa crítica. E, dessa forma, ter mais capacidade para melhorar a vida de todos os que trabalham na Vila Galé, que é, afinal, o nosso maior objetivo. Continuaremos a apostar na maior valorização profissional e pessoal dos colaboradores”, sublinha o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

“Foi graças ao esforço e empenho das mais de 4.500 pessoas que trabalham na Vila Galé que superamos as expectativas e que, quer em Portugal, quer no Brasil, alcançamos o melhor ano de sempre”, adianta.


Vila Galé Nep Kids foi inaugurado em 2023 - Divulgação
Balanço 2023

Com 42 hotéis em Portugal, Brasil e Cuba, o grupo Vila Galé teve receitas totais de 275 milhões de euros em 2023, um aumento de mais de 20% face a 2022.

Em Portugal, onde conta com 31 unidades, o grupo atingiu um volume de negócios de 158 milhões de euros, mais 16,77% do que no exercício anterior, incluindo o impacto dos quatro hotéis abertos no ano passado – Vila Galé Collection Monte do Vilar, Vila Galé Collection São Miguel, Vila Galé Nep Kids e Vila Galé Collection Tomar.

No total, registaram-se mais de um milhão de quartos ocupados e 2,15 milhões de dormidas, com os clientes portugueses a pesarem 38% neste total. Seguiram-se o Reino Unido (14,5%), Alemanha (8%), Irlanda (5%) e Espanha (5%), EUA (2,92%) e Brasil (2,77%).

Quanto às dez unidades no Brasil, somaram receitas a rondar os 629 milhões de reais, evidenciando um aumento superior a 42% quando se compara com 2022. Considerando uma taxa de câmbio de 1€ = R$ 5,36, a atividade naquele país gerou 117 milhões de euros. Esta subida da receita, a aumentar em todos os hotéis e extraordinário crescimento do Vila Galé Alagoas.

Com três hotéis de cidade, seis resorts “tudo-incluído” e um resort urbano, no Brasil contabilizaram-se 680 mil quartos ocupados e acima de 1,6 milhões de dormidas. Aqui, Brasil (90%), Argentina (2%) e Portugal (2%) mantêm-se como as três principais nacionalidades representadas no total das dormidas.

Recorde-se que em 2023, o investimento da Vila Galé em novos hotéis em Portugal ascendeu a 47 milhões de euros e gerou mais de 150 postos de trabalho.

O Vila Galé Collection Monte do Vilar, agroturismo direcionado para maiores de 16 anos foi o primeiro projeto a ser inaugurado, ampliando a oferta do Vila Galé Clube de Campo, onde já existia o Vila Galé Alentejo Vineyards, vocacionado para o enoturismo e experiências gastronômicas. Seguiu-se, com enorme êxito, o hotel Vila Galé Nep Kids, localizado na mesma propriedade e construído de raiz a pensar no público infantil, onde os adultos só podem ficar se acompanhados por crianças. E ainda o Vila Galé Collection São Miguel, no centro de Ponta Delgada, e o Vila Galé Collection Tomar, ambos resultantes da reabilitação de imóveis históricos e unidades temáticas – o primeiro sobre os Açores, as comunidades açorianas no mundo e a aviação, e o segundo dedicado aos Templários.

Sobre o Grupo Vila Galé
A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande).

Neste ano, o grupo se prepara para inaugurar o Vila Galé Figueira da Foz, em Portugal, e o seu primeiro empreendimento na Espanha, o Vila Galé Isla Canela.

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 30-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI