Notícias

Aruba celebra 70 anos de Carnaval na ilha
Em sete décadas, a folia já é considerada a maior celebração local
Em fevereiro deste ano, a ilha mais feliz do Caribe comemora sete décadas de folia. Nascido de uma rica mistura de influências que inclui clubes sociais nas décadas de 1920 e as tradições carnavalescas trazidas pelos imigrantes britânicos caribenhos nos anos 30 e 40, o Carnaval de Aruba é agora reconhecido como a maior festa local e uma das celebrações mais emocionantes de todo o Caribe.

Copyright ARTNPHOTOARUBA Author Ayrton Tromp

“Carnaval é festa, cores e um ritual de sentido coletivo. Isso nada mais é do que a tradução do espírito de Aruba. Por isso, a festividade tem tanta importância pro destino, aqui nós vemos a cultura se misturar e podemos sentir a atmosfera de alegria”, comenta Carlos Barbosa, representante oficial de Aruba no Brasil.

O Carnaval conta com programação especial e desfiles durante um mês e no aniversário de 70 anos, as festividades vão desde os tradicionais blocos infantis aos Grandes Desfiles que fecham as festividades nas cidades de Oranjestad e San Nicolas.

Abaixo a lista dos principais desfiles:

  • Fakkel Optocht ou o desfile de tochas.
  • Grande desfile de iluminação.
  • Desfile em Oranjestad e San Nicolás.
  • Desfile infantil do Carnaval de Noord.
  • Festa do pijama – J’ouvert Morning.
  • Eleição da rainha do carnaval.
  • Calypso e Soca Monarca.
  • Concurso Calypso e Road March.
  • Grande concurso de Tumba.
  • Grande desfile de carnaval.
  • Queima do Rei Momo.

Uma das mais recentes tradições é o Sunset Parade, realizado em Noord, perto da área hoteleira de Palm Beach, proporcionando um espetáculo inesquecível com o pôr-do-sol como pano de fundo.

A festa termina com a entrega simbólica da ilha ao Príncipe eleito e o Pancho da temporada de Carnaval. Este momento é acompanhado por proclamações irônicas e divertidas, destacando a política atual e a vida na ilha. Além disso, há a queima simbólica do Rei Momo, marcando o fim da festividade, mas sinalizando que o Espírito do Carnaval ressurgirá na próxima época.

Música e dança

Outro grande destaque é a música do Carnaval de Aruba. O estilo musical Calypso, originário de Trinidad no final do século XVIII, é conhecido por seus comentários humorísticos sobre a vida e o amor. As marchinhas apresentam letras cativantes e melodias acompanhadas por movimentos de dança, enquanto a música Tumba é aclamada por seu ritmo hipnótico criado pelos tambores.

Tumba é um tipo de música exclusiva de Aruba. Foi criado por escravos africanos e combinado com a música das Antilhas Holandesas para criar um som único que hoje é a identidade cultural de Aruba. Também há bandas musicais no Carnaval que tocam um ritmo único chamado Aruban Asambeho, que combina salsa e calipso.

Um pouco mais de história

O carnaval de Aruba nasceu em 1954, como uma série de pequenas festas de rua. O Tivoli Club, o clube social privado mais antigo de Aruba, foi o primeiro a realizar uma celebração pré-Quaresma em Oranjestad, em fevereiro de 1944. A vitória das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial foi celebrada em São Nicolau com um grande desfile composto, em grande parte, de imigrantes anglo-caribenhos que chegaram a Aruba para trabalhar na refinaria Lago Oil. As primeiras bandas marciais estrearam alguns anos depois, e alguns desfiles começaram a ser organizados aqui e ali.

Em 1955, vários clubes e distritos se reuniram para celebrar o primeiro carnaval público de Aruba, com a primeira rainha oficial do carnaval. O tradicional Grande Desfile começou a ser organizado em 1957. Em 11 de novembro de 1966 (11/11/1966), às 11h11, foi fundado o órgão encarregado de organizar o carnaval, o Stitching Arubian Carnival. Todos os anos, o carnaval começa oficialmente naquele exato momento. Desde 1981, o Tivoli produz o Festival das Luzes, uma linda festa cintilante.

"Estamos muito felizes em poder apresentar a 70ª edição do Carnaval de Aruba, uma festa imperdível e pensada para todos. Durante o Carnaval é possível desfrutar do verdadeiro espírito da nossa comunidade local, que é vibrante e muito alegre. Por meio das fantasias e da música, é possível entender por que Aruba é considerada a Ilha mais Feliz do Caribe”, afirma Jordan Schlipken, diretor da Autoridade de Turismo de Aruba para a América Latina.

Sobre Aruba

Como um dos destinos caribenhos mais visitados, Aruba, uma ilha feliz, oferece praias deslumbrantes, diversas delícias culinárias, um extenso e inesquecível Parque Nacional de Arikok e hotéis e vilas reconhecidos internacionalmente. Líder em inovação, o país foi classificado em primeiro lugar na lista de Melhores em Viagens 2020 da Lonely Planet devido a sua preocupação com a sustentabilidade. Os protocolos de segurança do "Código de Saúde e Felicidade" de Aruba proporcionam paz de espírito e, ao mesmo tempo, uma experiência relaxante na ilha. Localizado fora do cinturão de furacões, Aruba oferece desde escapadelas românticas em praias até experiências de bem-estar inesquecíveis. Outras informações estão disponíveis no site oficial do destino.

Para saber mais sobre o destino, siga Aruba nas redes sociais:

FacebookLink

Instagram: @arubabr

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 07-02-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI