Notícias

Capacitações e rodadas de negócios marcam o terceiro dia do Integra BWT - Edição Paraná

Os 130 agentes convidados da BWT Operadora para o evento imersivo nos atrativos do Paraná acompanharam, nesta segunda, 4 de março, um dia inteiro de aprendizado e oportunidades de negócios. O grupo está hospedado no Sesc Caiobá, no litoral do estado, onde aconteceu a etapa de capacitação do evento.


CEO da BWT Operadora e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho

O dia começou com o CEO da BWT Operadora e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, que contou para os presentes a trajetória do trem turístico da Serra do Mar Paranaense, desde a fundação da empresa, em 1997, até os dias de hoje. Uma jornada de quase 30 anos que a consolidou como referência no turismo ferroviário brasileiro.

A mestre de cerimônias escolhida para conduzir o evento foi a jornalista paranaense Michelly Correa. Ela comanda, há 12 anos, o programa Plug, da afiliada paranaense da Rede Globo. A produção mostra, todos os sábados, uma cidade diferente do estado. A apresentadora já visitou 182 municípios de um total de 399.


A programação matinal seguiu com painéis das cidades de Ponta Grossa, com a diretora de turismo, Anne Pinheiro, de Pontal do Paraná, com o prefeito Rudão Gimenes, e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná e seu diretor, José Reis.

O Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, foi o destaque da manhã, apresentando as belezas regionais para a plateia de profissionais do setor e ressaltou a importância de eventos como este para capacitar, encantar e promover o estado. “O Paraná vive um momento histórico no turismo, o número de visitantes internacionais cresceu 51% (aéreo e marítimo), o turismo rodoviário, 32%, e a temporada de verão atraiu cerca de 4 milhões de pessoas para o litoral. Estamos muito felizes em mostrar nosso estado para profissionais de todo o país, que estão aqui hoje e são os responsáveis por trazer os turistas para cá”, afirmou Nunes.

Depois de uma palestra sobre a Grande Reserva Mata Atlântica,  com o coordenador Ricardo Borges, a primeira parte da agenda do 2º Integra BWT - Edição Paraná foi encerrada com uma verdadeira aula da cultura caiçara: o Fandango, por Eloir Paulo Ribeiro de Jesus-Poro, da Associação de Cultura Popular Mandicuera.


Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes

Rodadas de negócios

A Secretária de Turismo de Morretes, cidade do litoral paranaense e ponto de chegada do trem da Serra Verde Express, Patrícia Assis, abriu a programação da tarde do 2º Integra BWT.  Ela mostrou as principais atividades oferecidas para os visitantes, como cicloturismo, birdwatching, boia cross, montanhismo, canoagem, os quatro parques estaduais e 18 cachoeiras, além dos trens da Serra do Mar e Maria Fumaça. A secretária destacou também o barreado, prato típico regional, e a cachaça. 

Em seguida, o Secretário de Turismo de Antonina, Thiago Afonso de Souza, apresentou as belezas da cidade histórica que, assim como Morretes, também faz parte da Grande Reserva Mata Atlântica. A cidade histórica possui quase 200 fachadas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vão ser totalmente revitalizadas, em breve. Na gastronomia, a bala de banana é o produto típico local, reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

A parte teórica do dia de capacitações do Integra BWT - Edição Paraná, terminou com a apresentação da gerente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Janaina Reatti, sobre a capital paranaense. Ela mostrou os parques, museus, a Linha Turismo e falou sobre o segmento Pet Friendly, que ganhou até um guia específico com dicas de restaurantes e locais que aceitam os amigos peludos.


CEO da BWT Operadora e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes, Prefeito Rudisney Gimenes Filho do Pontal do Paraná/Litoral e outras autoridades
Ela fechou a palestra com o Natal de Curitiba, que tem se fortalecido, com mais de 100 atrações gratuitas espalhadas pela cidade. Uma data que no último ano atraiu cerca de 2 milhões de visitantes e turistas. “Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui no Integra BWT, apresentando nossa cidade para vocês”, concluiu. 

A última cidade a apresentar seus atrativos no evento foi Foz do Iguaçu, com Mariza Karling,  representante da Secretaria Municipal de Turismo, que falou sobre as belezas naturais da cidade, a mais visitada do estado. Entre os programas, destaque para as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e o Macuco Safári, experiência aquática na qual o barco passa bem perto das quedas d água. 


Foto: Francielli Xavier. Agentes de viagens participam de rodadas de negócios durante a programação desta segunda-feira no 2º Integra BWT

Os 130 agentes de viagens participaram também de rodadas de negócios com as empresas parceiras do evento: Hotéis Mabu, Parque Vila Velha, Universal Assistance, Bourbon Hotéis e Resorts, CCVB Curitiba, Nacional Inn, Morro dos Anjos, Restaurante Madalosso, Daj Resort & Marina, Master Curitiba, Serra Verde Express, Trem Republicano, Ekôa Park,  Grupo Viale,  Pousada Caraguatá,  Pousada Casario 1915,  Da Hora Passeios, Cotranauta e Morretes Convention & Visitors Bureau. 


Foto: Deizi Sikora. Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora e Marcio Nunes, Secretário de Turismo do Paraná

 O dia terminou no mezanino da piscina do Sesc Caiobá, em um momento de descontração e relaxamento, com petiscos e bebidas. Nesta terça-feira, 5 de março, o grupo visita a Ilha do Mel, também no litoral paranaense. O 2º Integra BWT tem também o apoio da Secretaria de Turismo do Paraná.

https://bwtoperadora.com.br/

https://serraverdeexpress.com.br/

Fotos: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 04-03-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI