Notícias

Chocolate é o anfitrião do Connection
Gramado, o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e o chocolate, produto com Indicação Geográfica, são os anfitriões do Connection - Terroirs do Brasil, que ocorre de 15 a 18 de maio,  na Serra Gaúcha.

FOTO: Rafael Cavalli

Em 2020, o Senado Federal aprovou e o presidente da República sancionou a lei que concedeu à cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

E em junho de 2021 o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu o certificado de Indicação Geográfica (IG), da espécie Indicação de Procedência (IP), para o chocolate artesanal produzido nas limitações geopolíticas do município de Gramado. O pedido da IG foi feito pela Associação da Indústria e Comércio de Chocolates Caseiros - Achoco.

Na concessão do IG, o INPI considerou que o processo produtivo está diretamente influenciado pelo conhecimento tradicional dos produtores e pelas características climáticas da cidade. Além disso, o produto é uma das representações de Gramado e está consolidado na memória das pessoas, o que se reflete na sua associação ao turismo da região.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 17-04-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI