Notícias

Capela dedicada a São Frei Galvão será abençoada no Caminho da Fé, no Gomeral
Missa de bênção e entrega da obra acontece na quinta-feira, 5 de novembro, às 11h, no km 28 do bairro do Gomeral, em Guaratinguetá (SP)

Foto: Divulgação Santuário Frei Galvão/Tatiane Carvalho

O Santuário Frei Galvão convida fiéis, peregrinos e toda a comunidade para a inauguração da capela dedicada a São Frei Galvão, localizada no km 28, no Gomeral, em Guaratinguetá (SP). No dia 5 de novembro, quinta-feira, às 11h, será celebrada a Santa Missa com a bênção da capela, momento que marca mais um passo na história desse lugar de devoção e acolhida.

A capela fica às margens do Caminho da Fé, rota de peregrinação percorrida por milhares de pessoas que seguem rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Com a nova capela, o percurso passa a contar com um espaço dedicado ao primeiro santo nascido no Brasil, justamente no trecho em que os peregrinos, na reta final, atravessam a terra natal de Frei Galvão.

Uma amizade que nasceu no Caminho

A ideia surgiu da longa convivência dos frades franciscanos com a comunidade do Gomeral. “Há muito tempo nós, os frades, frequentamos o Gomeral. Temos amigos lá, participamos das celebrações e até presidimos algumas vezes na Capela de São Lázaro”, conta Frei Diego Melo, reitor do Santuário Frei Galvão.

O próprio reitor conta que já percorreu parte do Caminho da Fé. “Sempre entendemos o Caminho da Fé como uma grande experiência mística. Em uma das vezes, eu e mais dois frades fizemos o caminho e fomos muito bem acolhidos no Gomeral, antes mesmo de assumirmos o Santuário. Desde então, temos uma profunda relação de amizade e proximidade com as famílias que lá vivem”, relata.

Foi nessa convivência que os frades perceberam a ausência de um espaço dedicado ao santo. “Os milhares de peregrinos que passam por ali estão atravessando a terra do primeiro santo brasileiro. Sentíamos a necessidade de fazer a devoção a Frei Galvão chegar também a essas pessoas, que passam em espírito de oração e peregrinação”, explica Frei Diego.

Construída por muitas mãos

O projeto ganhou forma no ano passado, quando Frei Diego presidiu uma missa para um grupo de ciclistas do Paraná. Ao final da celebração, ele compartilhou o desejo de construir uma capela no Caminho da Fé, e o grupo se ofereceu para erguê-la. A estrutura é toda em madeira pré-moldada.

Toda a mão de obra é voluntária. Neste ano, os peregrinos voltaram ao Gomeral e, em regime de mutirão, montaram a capela em apenas quatro dias. O terreno foi cedido para uso pela família da Pousada e Restaurante Além das Nuvens. A obra segue sendo finalizada com as doações dos fiéis e o empenho da família de dona Alice, proprietária da pousada.

A campanha para custear a construção continua aberta. “Nosso sincero agradecimento a todos que colaboraram, aos amigos da Pousada Além das Nuvens e a um grupo de peregrinos de Santana de Parnaíba (SP), que conhecemos há vários anos e também estão nos ajudando. São muitas mãos e muitas doações fazendo essa obra acontecer, e a todos somos profundamente gratos”, afirma o reitor.

A missa de bênção e entrega da capela contará com a presença do grupo de ciclistas que virá de bicicleta do Paraná especialmente para a ocasião, além da comunidade local e dos peregrinos.

O Caminho da Fé

Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé foi idealizado por Almiro José Grings e inaugurado oficialmente em 12 de fevereiro de 2003. É hoje a maior rota permanente de peregrinação do Brasil: soma mais de 2 mil quilômetros de trilhas, estradas vicinais e trechos de asfalto pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais, boa parte deles na Serra da Mantiqueira, e tem como destino o Santuário Nacional de Aparecida.

Em 30 de junho de 2026, a Lei nº 15.449 criou oficialmente o Roteiro Turístico Caminho da Fé, voltado ao turismo religioso, cultural e rural, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos municípios que compõem seus ramais.

Serviço

Inauguração e bênção da Capela de São Frei Galvão no Caminho da Fé

  • Data: 5 de novembro de 2026 (quinta-feira)
  • Horário: 11h – Santa Missa com bênção da capela
  • Local: km 28, Gomeral – Guaratinguetá (SP)
  • Almoço: após a celebração, na Pousada e Restaurante Além das Nuvens
  • Reservas para o almoço: (12) 99777-0535

Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 04-11-2026
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.