Notícias

PONTE ANITA GARIBALDI, MARCO DO LITORAL DE SC, VOLTA A BRILHAR EM TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET


Evento on line promovido pela concessionária CCR ViaCosteira, em parceria com o Instituto CulturAnita, abre a comemoração do bicentenário da heroína.
A CCR ViaCosteira, concessionária que desde agosto de 2020 administra o trecho sul catarinense da BR-101, promove um evento online para inaugurar o novo sistema de iluminação da ponte Anita Garibaldi. A iluminação dará mais visibilidade à estrutura estaiada, que já é um símbolo do litoral sul do Estado.
O novo sistema de iluminação será ligado no dia 8 de março e irá abrir a Programação Internacional em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, heroína que viveu em Laguna e é uma referência na luta pela república e pela liberdade.
O acender das luzes será precedido por uma encenação do Discurso de Anita e por uma apresentação musical, realizada em uma via paralela à ponte, que pertence à Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Uma locomotiva histórica, cedida pelo Museu Ferroviário de Tubarão, será usada no espetáculo. O evento é produzido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), entidade que preserva e divulga a memória de Anita, e que está à frente da programação do bicentenário.
O espetáculo será transmitido ao vivo pela internet e poderá ser acompanhado pelos perfis nas redes sociais do CulturAnita, através do link .
Seguindo as orientações das autoridades sanitárias contra a transmissão da covid-19, o evento não terá público presente - jornalistas poderão acompanhar, com limitação de um profissional por veículo.
"Para a CCR ViaCosteira, a inauguração marca o novo ciclo de investimentos realizados pela concessionária, que já trouxe mais segurança para quem utiliza a rodovia. E é também uma maneira de homenagear os moradores da região", diz Fausto Camilotti, presidente da CCR ViaCosteira.
O novo sistema de iluminação instalado pela concessionária CCR tem 76 projetores, gerenciados por um software que define cores e ritmos das luzes que incidem sobre os 60 estais (cabos que sustentam os 400 metros do vão central da estrutura) e sobre as duas torres de mais de 50 m de altura onde os cabos estão ancorados.
A iluminação dará visibilidade noturna à estrutura estaiada que, durante o dia, é emoldurada por um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. A ponte, inaugurada em 2015, já é um marco da região, admirada tanto por turistas como por moradores locais.
Além da iluminação cênica, 186 postes com lâmpadas de LED foram instalados pela concessionária ao longo dos 2.800 metros da estrutura da ponte, oferecendo mais segurança para quem trafega à noite. Toda a estrutura da Ponte Anita Garibaldi já foi revitalizada e até o 36º mês de concessão será 100% monitorada por sistema de câmeras equipadas com detecção automática, aumentando ainda mais a segurança de todos que trafegam pela região.
A energia elétrica consumida no trecho, inclusive na iluminação cênica da ponte, será paga pela concessionária. Dos 220 km administrados pela ViaCosteira, 168,6 km terão iluminação. Ao longo dos 30 anos de concessão, a ViaCosteira irá investir R? 7,4 bilhões, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Serviço:
Acionamento da iluminação cênica da Ponte Anita Garibaldi - Evento de abertura da Programação Internacional do Bicentenário de Anita Garibaldi.

Data: 08/03/2021

Horário: 19h00

Local: transmissão ao vivo pelo link - Pelas medidas sanitárias o evento não terá público presencial.

Sobre a CCR ViaCosteira: A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.
Sobre o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) - Há quase 22 anos, o CulturAnita promove a preservação, divulgação e promoção do patrimônio cultural, material, imaterial, histórico, turístico e moral da epopeia da lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) e de sua terra natal. O Departamento das Guardiãs de Anita foi criado para dar realce às atividades do CulturAnita, permitindo mais vivacidade, visibilidade, sensibilidade e brilhantismo em todos os eventos que produz. Este grupo é composto por mulheres que têm vontade para preservar a epopeia da heroína.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 05-03-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI