Notícias

Embratur retoma relações com maior associação de ecoturismo de aventura do mundo
Agência e Associação vão realizar, até 2026, três grandes eventos em diferentes cidades brasileiras para promover o segmento, que movimenta US$ 787 milhões por ano

A parceria também prevê a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta [Foto: Axel Kammann/Embratur]
A Embratur está retomando as relações com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), maior associação de empresas do ecoturismo no planeta, após três anos de rompimento devido ao negacionismo do antigo governo a respeito da devastação ambiental no Brasil, em especial na região Amazônica. Como resultado dessa reaproximação, a Embratur e a ATTA realizarão três grandes eventos, em diferentes cidades brasileiras, para promover o ecoturismo, até 2026.
A parceria também prevê a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta para públicos interessados no segmento. A ATTA ainda vai realizar ações de capacitação de mão de obra e a qualificação de micro e pequenos negócios que atuam no ecoturismo de aventura.
As relações foram retomadas durante encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (8), na Feira Internacional de Berlim, com o CEO da Associação Shannon Stowell, a vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Gabriella Stowell, e o vice-presidente de Desenvolvimento e Produtos, Gustavo Timo.
De acordo com dados da ATTA, o setor movimenta US? 787 milhões por ano. Mas o Brasil se afastou desse mercado após o ex-presidente da Embratur, Gilson Machado, num evento da ATTA na Suécia, em 2019, atacar o presidente francês, Emmanuel Macron, e afirmar que a Amazônia não estaria sofrendo com as queimadas por ser uma floresta úmida. Agora, após o encontro com Freixo, o Brasil e a ATTA voltam a promover ações conjuntas para promover o ecoturismo de aventura em diferentes regiões do país.
Segundo Gabriella Stowell, a promoção dessas ações e a presença em eventos do setor é fundamental para o Brasil reposicionar sua imagem após quatro anos de isolamento e se reintegrar com o mercado do ecoturismo de aventura.
“A renda que o turista traz fica no destino visitado, gera emprego e renda no local. Não como acontece no turismo de massa, que parte do dinheiro não fica na comunidade. Estamos falando de um tipo de turismo comprometido, com a sustentabilidade e com impacto positivo que ele gera nas localidades visitadas. A gente quer sonhar grande junto com a Embratur”, afirmou Gabriella Stowell.
 
Conectividade aérea
O presidente da Embratur também se reuniu com diretores das companhias aéreas Iberia, Latam e Air Europa no segundo dia da Feira Internacional de Berlim. O objetivo é fazer uma parceria que una a promoção dos destinos turísticos brasileiros com a ampliação da oferta de voos, para que mais estrangeiras tenham variadas opções, tanto de linhas aéreas quanto de destinos para conhecer o Brasil.
Durante o evento, Freixo também recebeu no estande da Embratur Bettina Schmidt, gerente de produtos da TUI Deutschland, maior agência de viagens da Europa. A Embratur e a TUI realizarão parceria para conectar os destinos brasileiros à rede de atuação da agência, unindo promoção e comercialização dos produtos nacionais.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 09-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI