Notícias

As trilhas do Rally dos Sertões compõem o roteiro da nova press trip da Embratur
Profissionais de comunicação da EFE irão acompanhar a 31ª edição do maior rali das Américas, que passará por três estados do Nordeste. A competição acontecerá entre os dias 11 e 19 de agosto

Para ampliar ainda mais a chegada de visitantes estrangeiros, a Embratur promoverá press trip com jornalistas da principal agência de notícias em língua espanhola, a EFE, que irão viver a experiência da competição de perto - Foto: Divulgação/Organização do Rally dos Sertões

Faltam poucos dias para começar a 31ª edição do maior rally das Américas. Neste ano, o Rally dos Sertões, que tem o apoio da Embratur, acontece entre os dias 11 e 19 de agosto. Para ampliar ainda mais a chegada de visitantes estrangeiros, a Agência promoverá uma press trip com jornalistas da principal agência de notícias em língua espanhola, a EFE, que irão viver a experiência da competição de perto.

Os profissionais de comunicação irão acompanhar, de dentro de um dos veículos de apoio do evento, parte do trajeto dos competidores e competidoras, que se dividem entre veículos 4×4, quadriciclos, UTVs e motos, e atravessarão três estados do Nordeste do Brasil: Pernambuco (PE), Bahia (BA) e Ceará (CE).

Nas oito etapas do Rally dos Sertões deste ano, os pilotos e navegadores irão passar pelas cidades de Petrolina (PE), nas etapas 1, 2, 3 e 5; Xique-Xique (BA), na 4ª etapa; Crato (CE), na etapa 6; Sobral (CE), na 7ª etapa; Cruz, na etapa 8 e Preá (CE), na 9ª e última etapa da competição.

Em cada ano, o Rally dos Sertões tem uma temática e, em 2023, o “Nosso Palco é o Brasil“ representa a população brasileira e as cidades anfitriãs. Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, promover uma press trip em um evento com tradição mundial é fortalecer o turismo brasileiro.

“Além de ser referência no circuito de rali nacional e internacional, este evento fortalecerá ainda mais a Marca Brasil e mostrará novos destinos de turismo de aventura no Brasil para o mundo”, ressaltou.

 

Principais novidades para 2023
No percurso deste ano, os competidores irão correr 3.800 Km, em nove dias, apenas na região Nordeste. Três das oito etapas terão Petrolina (PE) como ponto de partida e chegada formando um “laço”. A mudança, segundo os organizadores, é uma forma de reduzir as distâncias percorridas pelas equipes de apoio, sem comprometer o nível técnico da competição.

Em 2023, o Sertões adotou uma planilha eletrônica para os competidores nos carros e UTVs (opcional), que substitui o formato tradicional, de papel. A iniciativa está alinhada com as principais provas de rally cross-country internacionais e também com os princípios de sustentabilidade já adotados pela Embratur, no sentido de redução do potencial impacto negativo no meio ambiente natural.

 

Atividades paralelas
Além da competição em si, o evento reúne outras atividades. Uma delas é a ação do Grupo Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que irá viajar em carretas adaptadas para realizar consultas e exames nas cidades do percurso.

Já na parte cultural, será realizado um concurso de redação e arte para os alunos das escolas locais, e um concurso de gastronomia – “Sabores do Sertões” – com os chefes de cozinha nordestinos. “A premissa do ecoturismo e do turismo de aventura é de promover experiências que valorizam e respeitam as comunidades locais, sua cultura e a biodiversidade das regiões visitadas. O Rally dos Sertões tem esse comprometimento“, destaca Persi.

 

Serviço:

Rally dos Sertões
12/08 (sábado) – Início das provas em Petrolina (PE)
15/08 (terça) – os competidores chegarão a Xique-Xique (BA)
16/08 (quarta) – retorno a Petrolina (PE)
17/08 (quinta) – chegada em Crato (CE)
18/08 (sexta) – ida para Sobral (CE)
19/08 (sábado) – chegada, a partir das 8h30, ao final do percurso em Preá (CE)
19/08 Encerramento às 18h

 

Confira o mapa do roteiro do Rally dos Sertões 2023:


Fonte: Organização do Rally dos Sertões

Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 10-08-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI