Notícias

Números aqueceram a economia local e movimentaram o setor hoteleiro em diferentes destinos
Cidades brasileiras registram recordes de visitação turística em 2023

Crédito: Rogério Cassimiro - MTUR

Diversas cidades pelo Brasil ainda estão colhendo frutos positivos do turismo em 2023. Com recordes de visitação, atrativos turísticos nacionais levaram números animadores de visitantes a diferentes destinos, movimentando a rede hoteleira local e aquecendo a economia. Destinos de Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Experiência estiveram entre os roteiros preferidos.

Na capital do ecoturismo, Bonito (MS), a busca por atividades na natureza registrou um crescimento expressivo do fluxo turístico e seus mais de 40 atrativos receberam, em 2023, mais de 300 mil visitantes. O público é recorde desde 2015, ano em que o levantamento do fluxo turístico no destino passou a ser feito mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB).

Os amantes do friozinho partiram rumo a Gramado (RS), que no ano passado, bateu um recorde histórico de visitantes: 8 milhões de turistas. O número representa um aumento de 6% em relação a 2022, quando o destino na Serra Gaúcha recebeu mais de 7,5 milhões de viajantes, de acordo com dados da prefeitura.

No mesmo ritmo da movimentação turística, o setor hoteleiro apresentou um bom desempenho. É o caso do Rio de Janeiro (RJ) que registrou a melhor ocupação hoteleira dos últimos seis anos. Em 2023, a Cidade Maravilhosa fechou o ano com 71,11%, de média de ocupação, segundo dados do HotéisRIO. O número representa 6,11% a mais que 2022. No período pré-pandemia, em 2019, o índice foi de 64,55%.

Em Olímpia (SP) foi registrado outro recorde. A Estância Turística de Olímpia a ocupação hoteleira ultrapassou 4,8 milhões de turistas, crescimento de quase 40% em comparação com a visitação de 2022.

 

CENÁRIO OTIMISTA – O setor hoteleiro prevê números positivos para este ano. É o que revela o estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua Advisory em colaboração com o Hotelier News. De acordo com a pesquisa, a ocupação hoteleira observou um cenário de aumento de 5% em relação ao ano de 2019, ano pré-pandemia, na América do Sul e na América Central.

 

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.


Pesquisa aponta cenário otimista para a hotelaria no ano que vem


Edição Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 17-01-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI