Notícias

Laguna, terra de Anita Garibaldi, terra das praias, capital histórica de Santa Catarina e capital nacional dos Botos Pescadores

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
Por onde o turista passar, encontrará história em todas as ruelas do centro histórico de Laguna.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. Foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico. Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em 30 de agosto de 1821, em Morrinhos do Mirim, então município de Laguna/SC, filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes.  De origem simples, casou-se pela primeira vez, em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Com o surgimento, no Rio Grande do Sul, do movimento dos farrapos contra a monarquia, Manoel aliou-se às forças imperiais e seguiu com o exército abandonando sua esposa.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
Casa de Anita restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.

 Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
A Ponte Anita Garibaldi, é a única estaiada em curva do país. Os mastros Norte e Sul fazem a sustentação central.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
greja Matriz Santo Antônio dos Anjos. Substitui a antiga capela de pau-a- pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto, em 1696. Seus restos mortais estão enterrados na capela-mor. Muitas obras de arte adornam os altares da Igreja Matriz, como a famosa obra do pintor catarinense Victor Meirelles, (Imaculada Conceição - “La Madonna” - Roma: 1856). Foi na matriz que Anita se casou com “Manoel dos cachorros”.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
A imagem de Santo Antônio dos Anjos exibida na procissão em Laguna foi esculpida em 1850, na Bahia.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
As praias de Laguna são um convite para a prática de esportes náuticos; surf, kitesurf, windsurf, mergulho e outros

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
As praias e os Molhes da Barra são conhecidos internacionalmente pela pesca. Considerado Patrimônio Natural do Município de Laguna.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
Farol de Santa Marta, é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna.

Fotos: Acervo Prefeitura Municipal de Laguna / SC
O Carnaval de Laguna, é considerado o mais tradicional do litoral de Santa Catarina. Um público de 350 mil pessoas devem participar dos cinco dias de folia, segundo a prefeitura. A programação oficial do Carnaval no município conta com trios elétricos, shows regionais e mais de 10 blocos de rua que será divulgado em janeiro.
Na Região Sul do Estado de Santa Catarina, a 115 km da capital Florianópolis, em um ponto estratégico para navegação Laguna tem muita história para contar, começou com o povo pré-histórico, com a colonização açoriana e resultou num belo conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio nacional, belas praias, um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América e diversas peculiaridades de uma cidade que se transformou em roteiro histórico cultural. As praias de Laguna, principalmente Praia do Sol, do Gi, Itapirubá e Mar Grosso, recebem a visita frequente de baleias francas, nos meses de julho a novembro. Setembro é o auge da reprodução. A espécie chega a medir 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas. Nesta época do ano, o cetáceo sai da Antártida à procura de águas mais quentes no litoral sul para acasalar, dar a luz e amamentar os seus filhotes. As Embarcações fazem o passeio de observação. Com nado lento, a espécie é também bastante dócil, mantendo-se frequentemente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Exposição de cauda e de nadadeiras peitorais, além de borrifos em forma de "V", são comportamentos bastante comuns e que costumam atrair turistas para a observação das francas. Depois da temporada de reprodução, as baleias retornam com seus filhotes para os mares frios ao redor de Antártida, executando uma viagem de mais ou menos 3.000 km. Pescar sempre foi muito mais fácil na cidade de Laguna, em Santa Catarina, do que em qualquer outro lugar do Brasil. Não bastasse a generosidade da natureza, que atrai várias espécies de peixes e camarões para a região, há também um fenômeno raro: a ajuda dos golfinhos - uma cooperação que, além de no Brasil, só acontece na Mauritânia, na África. A gastronomia de Laguna baseia-se em frutos do mar, principalmente camarões, que pela abundância e qualidade são conhecidos e admirados em todo Brasil. O crustáceo, além do oceano, vem das lagoas, o chamado camarão nativo.
Aos camarões, somam-se na produção de pratos típicos, espécies de peixes, como a tainha e anchova, siris, mariscos e lulas que podem ser facilmente encontrados no Mercado Público e peixarias da cidade. Os pratos considerados mais saborosos em Laguna são o caldo de peixe acompanhado de pirão, a maionese de camarão, camarão à parmegiana, camarão ensopado e outros pratos que conquistam pelo sabor e aroma. O visitante pode encontrar o peixe assado na brasa, risotos de camarão e siri. As casquinhas de siri e a cachaça de butiá são as melhores opções como aperitivos. O butiá é uma fruta de coloração amarela e sabor marcante, fruto do butiazeiro, vegetação nativa encontrada facilmente em Laguna, símbolo do município.

Clique aqui e conheça a cidade de Laguna- SC

Clique aqui e conheça o Destino do Charme

Clique aqui e conheça o Litoral Sul de Santa Catarina

Com edição de Paulo Marques

Contatos

São Paulo/SP
Rua Augusta, 467 Sala 105
Consolação - CEP: 01305-000

São Bernardo do Campo/SP
Avenida Dino Gabriel, 33
Nova Petrópolis - CEP: 09771-040

Telefones

+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2017 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS