Notícias

Banco 360 e VALID lançam Sticker NFC para democratizar pagamento com celular




Finalmente está chegando ao Brasil o pagamento por aproximação com Sticker NFC, com um cartão virtual pré-pago embutido em um adesivo que adere a qualquer marca de celular, sejam estes smartphones ou não. A parceria entre o Banco 360 e a VALID do Brasil foi revelada esta semana no maior evento mundial dos meios de pagamentos, a Money20/20 em Las Vegas, EUA.
Adriano Franki, VP Sales for Means Of Payments & Telecom da VALID do Brasil, disse acreditar no potencial do projeto e modelo de negócios do Banco 360 e dará todo o suporte e segurança  necessários nas tecnologias e transações de pagamentos.
A indústria de meios de pagamentos brasileiros precisava de um espaço onde as Fintechs criativas e inventivas pudessem se conectar e criar. Isso ainda precisa, e mais do que nunca, à medida que o ritmo das mudanças tecnológicas e o alcance de novas possibilidades aumentam com o apoio e suporte de empresas de alta tecnologia tal como empregada no país pela VALID do Brasil, comemora com este apoio Cláudio Carvalho, Diretor de Novos Negócios do Banco 360.
Em sua essência, o Sticker NFC é um simples adesivo de pagamento que permite aos usuários fazer compras e realizar o pagamento por aproximação e ainda serem pontuados em mais de 214 grandes âncoras do e-commerce brasileiro.
De acordo com a empresa Banco 360, a promessa é de que o sistema chegue em novembro deste ano para 12 mil síndicos em Recife, em parceria com a Enorsul participações, que realiza a gestão e emissão das contas de água no estado de Pernambuco. Em janeiro de 2018, 240 mil condôminos serão convidados privilegiados a testarem a nova modalidade de pagamento por aproximação do Banco 360.
Há um ano, também foi apresentado ao mercado brasileiro o Samsung Pay, sistema que utiliza chips de NFC e geração de campo magnético (MST) para permitir pagamentos pelo smartphone em estabelecimentos físicos. Cartões de crédito e débito de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander foram os primeiros a suportarem o serviço no país.
Thiago Muriel, do Banco 360, idealizador da inteligência reversa da solução, disse que “os preços elevados dos Smartfones dotados com a tecnologia NFC (pagamento por aproximação), inviabilizaram a popularização dessa sofisticada tecnologia nos meios de pagamentos brasileiros”.
Com o advento do Sticker – adesivo embutido de cartão pré-pago –, a popularização será assim inevitável para mais de 150 milhões de brasileiros com qualquer marca ou tipo de celular, inclusive os aparelhos da Apple.
Mais de dois milhões de maquininhas POS em milhares de estabelecimentos brasileiros já são dotados da tecnologia NFC e apenas 2% dos smartphones brasileiros estão utilizando o pagamento por aproximação.
Mas será que essa novidade é para todo mundo?
Com o lançamento do Banco 360, a resposta é sim. Muitos dos smartphones brasileiros ainda não possuem tecnologia NFC e agora esse impeditivo será irrelevante com o lançamento do Sticker NFC. “Ainda no mês de outubro selecionaremos uma bandeira parceira que poderá ser Visa ou Mastercard, estamos em negociações avançadas para finalização dos testes de segurança sistêmica e deixamos a cargo da VALID DO BRASIL todas as validações conceituais”, complementa Cláudio Carvalho, do Banco 360.
Os dispositivos populares e intermediários, ou seja, os mais baratos no Brasil – salvo algumas exceções –, não costumam contar com chips NFC, o que limitava bastante o público que poderia usar o recurso para pagar compras por aproximação. Com este novo conceito, até sem bateria o pagamento poderá ser realizado.
Os dispositivos smartphones sem NFC, mas que possuam acesso à internet, poderão consultar saldos e lançamentos no APP. Outros dispositivos mais simples, que não possuem navegação na internet, receberão informações das transações via SMS e seus usuários poderão acompanhar via web toda a movimentação financeira.
É o início do fim do cartão plástico. O Sticker NFC indubitavelmente provoca a “eutanásia” do tradicional cartão de crédito e débito. O NFC não exibe nenhuma informação aparente impressa, como o número do cartão ou o código de segurança de três dígitos no verso. Não pode ser clonado por que é invisível aos olhos e discretamente inserido por trás da capa do celular. O pagamento é feito por aproximação da maquininha POS, não ao entregar o celular a terceiros como ocorre com o cartão convencional.
O valor da tecnologia Sticker NFC com um cartão pré-pago embutido é tão irrisório que há dificuldades em precificar o produto final. Mas o preço final levará em conta a embalagem e a logística de entrega em todo o Brasil. Ainda assim, é uma excelente oportunidade para inserir no ecossistema financeiro os desbancarizados, conclui Cláudio Carvalho, do Banco 360.

Rua Jaguarari, 1871 - Lagoa Nova - Natal - RN
Email: contato@banco360.com.br
Web: banco360.com.br

Com edição de Paulo Marques

Contatos

São Paulo/SP
Rua Augusta, 467 Sala 105
Consolação - CEP: 01305-000

São Bernardo do Campo/SP
Avenida Dino Gabriel, 33
Nova Petrópolis - CEP: 09771-040

Telefones

+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2017 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS